Categories: Notícias

Obras avançadas e projeto ambicioso: Belo Horizonte na luta pela abertura

Comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 afirma que a escolha da cidade do primeiro jogo deverá obedecer a critérios de meritocracia

 

Planejada há pouco mais de 113 anos para ser a nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, rapidamente, se expandiu além das previsões dos mais otimistas da época. Prova disso é que a cidade não obedeceu ao planejamento de urbanização limitado à Avenida do Contorno, e fugiu rapidamente dos primeiros limites demarcados. A capital, carinhosamente conhecida como BH, perpassou o século XX e entrou no século XXI com todos os ônus e bônus, vícios e virtudes da contemporaneidade. Moldada pelas mãos de migrantes do interior de Minas, de outros estados e, sobretudo, da Europa, Belo Horizonte passa agora por um novo planejamento.

Tão ou mais ambicioso que o projeto original, Belo Horizonte se prepara para ser o cartão de visitas do Brasil, não só para mineiros, brasileiros ou europeus, mas para todos os povos do planeta. O objetivo é receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. Na disputa com São Paulo, Brasília e Salvador para ter a partida inicial, Belo Horizonte usa como trunfo a disciplina e a organização dos projetos para o Mundial. Nas palavras do secretário extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, “a meritocracia deve ser respeitada”.

Confiante no trabalho realizado, Sérgio Barroso lembrou que um dos trunfos da capital mineira é ter o palco do espetáculo, o Mineirão, pronto antes de todos os outros estádios das outras cidades-sedes. Em várias ocasiões, inclusive, o secretário não perdeu a oportunidade de alfinetar o atraso nas obras do Itaquerão, em São Paulo, que também está na disputa.

– O Mineirão estará totalmente entregue, pronto, em dezembro de 2012. Será um estádio com 64.500 cadeiras, todas cobertas, definitivas, nada de puxadinho. Ou seja, muito antes da Copa de 2014, e até mesmo da Copa das Confederações. Um detalhe importante de ressaltar, que não tem sido dito: o Mineirão estará todo operacionalizado nesta data de entrega. Geralmente, para acertar questões que vão além da conclusão da obra, são necessários cerca de seis meses. Estamos na frente.

A cidade que ficaria apenas dentro da Avenida do Contorno, tem hoje população superior a 2,3 milhões de habitantes, segundo o último censo. A região metropolitana da capital, com 34 municípios, supera as cinco milhões de pessoas, mais de 25% da população do estado, concentrada em uma área inferior à 2% da área de Minas Gerais. Belo Horizonte tem o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba, com riquezas produzidas de cerca de R$ 42 bilhões.

Page: 1 2

Portal de Licitações