Notícias

Novos caças da FAB e vaga no STF ficarão para Dilma, diz Lula

O governo está em processo para compra de 36 aviões de combate, num negócio que pode superar os 4 bilhões de dólares.

As decisões sobre o nome que ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro Eros Grau no Supremo Tribunal Federal (STF) e a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira ficarão para o próximo governo, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista exibida na noite de segunda-feira.

 

Em entrevista à TV Brasil, Lula afirmou que optou por esperar as eleições para discutir a escolha do ministro para a vaga deixada por Grau, aposentado em agosto, mas que ainda não conversou sobre o assunto com a presidente eleita, Dilma Rousseff.  Segundo a Agência Brasil, Lula disse que “não há muita pressa” para decidir o novo nome, porque o tribunal entrará em recesso nos próximos dias e só voltará aos trabalhos em fevereiro de 2011.

Sobre a decisão de compra dos novos aviões de combate para a FAB, Lula disse que não poderá tomá-la em um momento que seu mandato está acabando. “É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer”, disse Lula, segundo a agência.

O governo está em processo para compra de 36 aviões de combate, num negócio que pode superar os 4 bilhões de dólares. Em novembro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que os aviões franceses (produzidos pela Dassault) são os melhores em termos de transferência de tecnologia na licitação para renovar a frota da FAB.

O presidente afirmou na entrevista que a decisão sobre os caças franceses ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa. Também participam da concorrência o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela norte-americana Boeing.

Por Alberto Alerigi Jr.
(Fonte: Estadão – SP Online)

Related posts
Notícias

Bayeux tem 90 dias para fazer nova licitação de coleta do lixo

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba determinou, nessa quinta-feira A 1ª Câmara do…
Read more
Notícias

Concursos DF: FCC proibida de fazer provas por dispensa de licitação

A banca Fundação Carlos Chagas (FCC), uma das maiores organizadoras do país, está proibida de…
Read more
Notícias

No Egito, Gasc compra 175 mil toneladas de trigo russo em licitação

Londres, 27 – A agência estatal de grãos do Egito, conhecida como Gasc, comprou 175 mil…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *