Notícias

Novos caças da FAB e vaga no STF ficarão para Dilma, diz Lula

O governo está em processo para compra de 36 aviões de combate, num negócio que pode superar os 4 bilhões de dólares.

As decisões sobre o nome que ocupará a vaga deixada pelo ex-ministro Eros Grau no Supremo Tribunal Federal (STF) e a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira ficarão para o próximo governo, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista exibida na noite de segunda-feira.

 

Em entrevista à TV Brasil, Lula afirmou que optou por esperar as eleições para discutir a escolha do ministro para a vaga deixada por Grau, aposentado em agosto, mas que ainda não conversou sobre o assunto com a presidente eleita, Dilma Rousseff.  Segundo a Agência Brasil, Lula disse que “não há muita pressa” para decidir o novo nome, porque o tribunal entrará em recesso nos próximos dias e só voltará aos trabalhos em fevereiro de 2011.

Sobre a decisão de compra dos novos aviões de combate para a FAB, Lula disse que não poderá tomá-la em um momento que seu mandato está acabando. “É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer”, disse Lula, segundo a agência.

O governo está em processo para compra de 36 aviões de combate, num negócio que pode superar os 4 bilhões de dólares. Em novembro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que os aviões franceses (produzidos pela Dassault) são os melhores em termos de transferência de tecnologia na licitação para renovar a frota da FAB.

O presidente afirmou na entrevista que a decisão sobre os caças franceses ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa. Também participam da concorrência o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela norte-americana Boeing.

Por Alberto Alerigi Jr.
(Fonte: Estadão – SP Online)

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *