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MPE aponta possíveis irregularidades em licitação de construção da ponte

Edital para construção de uma nova ponte no local custará R$ 150 milhões . Ponte de Porto Nacional apresenta problemas estruturais.

 

Fissuras, rachaduras e infiltrações podem ser encontradas ao longo dos 900 metros da ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional, na região central do Tocantins. Mesmo com o tráfego intenso e o excesso de carga móvel em três décadas e meia, a ponte passou por pequenos reparos. Desde o ano de 2011, é proibido o trafego de caminhões acima de 30 toneladas.

 

Depois do governo do estado anunciar a construção de uma nova ponte, a obra deve atrasar, pois as empresas que se apresentaram para a licitação estão sendo investigadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) em ações de improbidade administrativa e ressarcimento de dano ao erário.

 

“Há um histórico de 69 ações judiciais propostadas pelo MPE contra duas empresas e elas novamente estão participando de um processo de licitação. Nós vamos analisar, averiguar a regularidade e a legalidade na participação desse processo de licitação”, explica o promotor de justiça, Edson Azambuja.

 

A ação do MPE precupa políticos da região por causa do atraso que pode causar no início das obras. A secretaria estadual de Infraestrutura teria dado a ordem para início das obras de imediato. “Vamo fiscalizar, mas não vamos deixar que essa obra atrase. Nosso estado só tem dois períodos para iniciar a obra, porque as nossas estações de chuva são bem definidas e agora estamos no período em que não vai chover mais. Um período de se fazer uma obra dessa magnitude”, afirma o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade

 

O governo do estado informou que três empresas participam da licitação e que as propostas estão sendo avaliadas. Afirmou também que não tem data definida para divulgaçaòa do resultado final e assinatura do contrato. O edital de R$ 150 milhões prevê a construção da ponte, a implantação das estruturas de acesso envolvendo serviços de terraplanagem e pavimentação com extensão de quase 1.500 metros.

 

Ponte

Construída na década de 70, a ponte de Porto Nacional é estratégica e viabilizou parte do desenvolvimento do estado logo após a criação do Tocantins. Até então, a principal via de acesso era o rio. Embarcações cortavam o Tocantins transportando mercadorias entre Porto Nacional e Belém (PA).

 

(Fonte: G1)

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