Categories: Notícias

Moradores de Uberlândia podem opinar até dezembro sobre a PPP da gestão de iluminação pública


Em até cinco anos, as 83 mil lâmpadas da cidade vão ser trocadas de vapor de sódio para LED.

Termina no dia 12 de dezembro o prazo para a população opinar sobre o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para a gestão da iluminação pública em Uberlândia. Depois de seis meses de preparação, o projeto saiu do campo das ideias e está no papel. Em até cinco anos, as 83 mil lâmpadas da cidade vão ser trocadas de vapor de sódio para LED.

A iluminação pública é motivo para dor de cabeça para algumas pessoas em Uberlândia. O MGTV já mostrou a situação dos moradores da Rua do Vaneirão, do Bairro Guarani, que há vários anos reclamam da qualidade do serviço.

Os postes são distantes uns dos outros, praticamente um quarteirão fica na escuridão e a taxa de iluminação pública já vem descontada na conta de luz. Mas os moradores do Bairro Guarani e toda a população de Uberlândia podem participar do processo, através de uma consulta pública que já está no site da Prefeitura até o dia 12 de dezembro.

“Foi feita uma comissão de análise, edital e chamamento. Compareceram 12 grupos e ao final deste processo, sobrou um grupo que, na nossa avaliação, foi o melhor projeto para Uberlândia”, contou o prefeito Odelmo Leão. Desde 2015, o Município tem a responsabilidade de gerenciar o sistema de iluminação púbica. Desde então, a Prefeitura de Uberlândia estuda a PPP.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 3.700 cidades assumiram este trabalho. Só que muitas enfrentaram dificuldades com esta mudança. Em Minas Gerais, dos 853 municípios, apenas 19 assumiram o serviço.

Também é possível dar sugestões e fazer críticas, posteriormente o projeto vai para audiência pública. “As obrigações do vencedor da licitação para com a cidade é deixar toda a iluminação pública renovada na cidade. Logicamente podemos discutir neste período de 30 dias, alguma inovação, alguma sugestão nova. Por isto, nós vamos colocar à disposição do povo de Uberlândia a consulta pública e faremos, além disso, a audiência pública”, explicou o prefeito.

Feito esta trajetória, o próximo passo é a licitação. “Eu quero deixar bem claro que nesta licitação, não é necessariamente o que apresentou o projeto que vencerá a licitação. Outros grupos poderão concorrer, a licitação é livre. Mas logicamente vai ter que obedecer as regras deste projeto. Isto beneficia todos os setores da cidade, é qualidade de vida para população e segurança pública”, finalizou Odelmo.

Atualmente, a carga total da iluminação em Uberlândia é de aproximadamente 14 mil quilowatts (14.053) e o consumo diário de pouco mais de 166 mil quilowatts-hora (166.764). O que representa um consumo mensal de cerca de cinco milhões (5.002.906) quilowatts-hora para o município.

Para trocar todas as 83 mil lâmpadas da cidade, o investimento será de aproximadamente R$ 500 milhões. “O custo deste projeto será ao longo do tempo, pago com a taxa de iluminação pública, e não custará nenhum centavo mais para a população. Nós vamos fazer dentro daquilo que projetamos e logicamente buscar as melhorias”, disse o prefeito de Uberlândia.

(Fonte: G1)

Portal de Licitações