Categories: Notícias

Ministro confirma que dragagem no Porto de Maceió se inicia em janeiro


Obras do terminal de passageiros, no entanto, terão início após licitação

ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, anunciou mais obras para Alagoas, a exemplo do Porto de Maceió. Os trabalhos de dragagem devem começar ainda em janeiro e as obras de licitação do terminal de passageiros após a licitação, prevista para a segunda quinzena deste mês. As declarações foram dadas em entrevista ao Programa Conjuntura, da TV Mar, na manhã desta segunda-feira (8).

Segundo explicou o ministro, desde 1998, o Porto não recebe limpeza nem obras de dragagem, perdendo, assim, competitividade devido à redução do número de cruzeiros marítimos.

“Lá, não tem profundidade nem terminal. Em 2012, mais de 50 navios passaram por Maceió e esse número sofreu redução drástica”, comentou.

Quintella informou, no entanto, que – ainda neste ano – as obras de dragagem devem ter início e os trabalhos vão durar três ou quatro meses. “Com isso, teremos um aumento de mais de quarenta por cento na movimentação de cargas no Porto. Quanto ao terminal de passageiros, a licitação será na segunda quinzena de janeiro”.

DUPLICAÇÃO DE RODOVIA

Na oportunidade, Maurício Quintella lembrou que muitas obras estavam paralisadas no estado, inclusive, a duplicação da BR-101, que conta com 250 km de extensão. Em nível regional, o gestor citou que as obras estavam paradas em Pernambuco, Sergipe, Bahia e Alagoas. “Esta obra foi uma verdadeira epopeia, mas esperamos que, até o final deste ano, quarenta trechos sejam entregues duplicados, com um total de 200 km de extensão”.

VIADUTO

Sobre as obras de construção do viaduto situado na antiga rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ministro dos Transportes pontuou que os trabalhos “tendem a ser rápidos”, apesar de “não ser um simples viaduto”. Ele, no entanto, não estipulou datas.

“Em 2016, repassei 17 milhões de reais, e, em 2017, mais 46 milhões. Ali é um ponto crítico, pois passam cerca de 50 mil veículos diariamente. Com certeza, as obras vão aliviar os transtornos no local, bem como oferecer alternativas para o condutor”, explicou.

AEROPORTOS

O ministro também falou sobre a futura construção dos aeroportos de Maragogi, Arapiraca e Penedo. Segundo Maurício Quintella, a União aguarda a conclusão do projeto que vem sendo elaborado pelo Estado no caso de Penedo.

Por sua vez, quanto aos aeroportos de Maragogi e Arapiraca, o governo de Alagoas ainda está na fase de definição de área, bem como elaboração de projetos, conforme ressaltou o ministro.

(Fonte: Gazeta Web)

Portal de Licitações