Categories: Notícias

Metrô posterga licitações que estavam marcadas em dias de jogos do Brasil na Copa

Sessões públicas de entrega de propostas para os projetos da Linha 16-Violeta e da extensão da Linha 2-Verde até Cerro Corá foram adiadas para 14 de dezembro

O Metrô de São Paulo decidiu adiar as sessões públicas de entregas de propostas de duas licitações que envolvem a expansão de suas linhas. A concorrência para escolher a empresa ou consórcio que fará o anteprojeto de engenharia, o projeto básico e o estudo ambiental da Linha 16-Violeta, e também o edital para extensão da Linha 2-Verde até Cerro Corá tiveram as datas remarcadas para 14 de dezembro, às 11h30 e 15h00, respectivamente.

A licitação da Linha 16-Violeta, que ligará a estação Oscar Freire à Cidade Tiradentes, tinha a sessão pública marcada para esta quinta-feira, 24 de novembro, data de estreia da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo do Catar, em jogo contra a Sérvia.

Já o edital da extensão operacional da Linha 2-Verde na Zona Oeste, que inclui a estação Cerro Corá, deveria ocorrer na segunda-feira, 28 de novembro, quando o time do técnico Tite enfrentará a Suíça pela fase de grupos do torneio da Fifa.

A companhia não explicou o motivo do adiamento, embora as datas originais pudessem gerar problemas de comparecimento já que muitas empresas darão folga aos funcionários para acompanharem os jogos do Brasil.

Os dois projetos foram lançados em setembro quando o atual governador do estado, Rodrigo Garcia, ainda concorria à reeleição. O tucano, no entanto, foi apenas o 3º colocado no 1º turno enquanto o candidato do partido Republicanos, Tarcísio Freitas, acabou eleito no 2º turno, realizado no dia 30 de outubro.

Embora estejam ainda numa fase inicial, ambos os empreendimentos são bastante importantes para a rede metroferroviária. A Linha 16-Violeta pode aliviar a demanda não apenas da Linha 3-Vermelha como também da Linha 15-Prata. Já a estação Cerro Corá terá a função de conectar a Linha 2-Verde à futura Linha 20-Rosa, que está sendo desenvolvida no momento. Qualquer decisão sobre obras civis ou concessão, no entanto, caberá ao novo governador, que assumirá em janeiro.

Sobre a nova data das sessões, 14 de dezembro, corre-se o risco de coincidir com um jogo da seleção brasileira caso ela termine em 2º lugar no grupo G e avance até as semifinais da Copa.

(Fonte: Metro CPTM)

Portal de Licitações