Notícias

Metrô de SP suspende licitação de projeto básico da Linha 20-Rosa

Tanto vencedor do certame como segundo colocado entraram com recursos administrativos em relação à decisão da comissão de licitação

A licitação para desenvolvimento do projeto básico de arquitetura e engenharia da Linha 20-Rosa foi suspensa pelo Metrô de São Paulo em 26 de julho.

A decisão ocorre uma semana depois que a companhia habilitou o Consórcio MNEPI Linha 20 como vencedor da concorrência.

Curiosamente não apenas o segundo colocado, o Consórcio Sener Setepla – Egis – Setec, deu entrada em recurso administrativo como o próprio vencedor reclama do resultado apontado pelo Metrô.

O MNEPI Linha 20 afirma que a comissão de licitação errou a nota técnica atribuída a ele e deve revisá-la para cima. Além disso pede a desclassificação dos oncorrentes Sener Setepla – Egist – Setec e CASL20 – Civil – Arquitetura – Sistemas porque teriam usado como comprovante de experiência profissionais com diplomas obtidos no exterior.

Além disso, o vencedor do certame pede que o Metrô revise para baixoas notas atribuídas aos dois consórcios.

Orçamento com equipe de técnicos minúscula e preço abaixo do orçado
O Sener Setepla – Egis – Setec, por sua vez, aponta que o MNEPI Linha 20 teria obtido a melhor nota comercial por meio de um artifício, o de ter considerado uma mesma equipe de técnicos para produzir os projetos das duas partes da Linha 20-Rosa.

O Metrô dividiu a licitação em dois blocos, o primeiro entre as estações Santa Marina e Abraão de Morais e o segundo a partir dela até Santo André.

Os dois blocos têm um cronograma de execução paralelo, o que exigiria duas equipes diferentes, mas o consórcio derrotado alega que o MNEPI Linha 20 apenas considerou um pequeno grupo de 10 profissionais, insuficiente para dar conta da demanda dos trechos.

Como prova, o Sener Setepla – Egis – Setec mostra cálculos em que as propostas financeiras do rival estão bem abaixo do orçamento do Metrô e da média dos valores dos quatro concorrentes (participou ainda o Consórcio Projetista L20, da Systra).

O consórcio pede que o MNEPI Linha 20 seja desclassificado em um dos dois blocos do ramal.

Base para a concessão do ramal à iniciativa privada
O projeto básico da Linha 20-Rosa é necessário para que o governo do estado possa modelar a futura concorrência para concessão do ramal à iniciativa privada, que deverá construí-la e operá-la.

A comissão de licitação deve levar algumas semanas para revisar os documentos e acatar ou não os recursos, sob risco de ainda ocorer algum tipo de ação na Justiça caso um dos consórcios considere que a decisão administrativa não foi justa.

(Fonte: Metrô CPTM)

Related posts
Notícias

Amrec promove capacitação para novos gestores sobre nova Lei de Licitações

Em parceria com instituições especializadas, a Amrec promove uma formação exclusiva voltada aos…
Read more
Notícias

Prefeitura abre licitação para contratação de empresa para a decoração da Temporada de Inverno

Processo licitatório inclui Festa Colonial e Feira de Artesanato A Prefeitura de Canela, por meio…
Read more
Notícias

Governo de SP autoriza licitação para construção de nova sede administrativa no Centro da capital

Texto da licitação foi publicado no Diário Oficial desta quinta (12). A licitação, além da…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *