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Metrô adia licitação para obras da Linha 19-Celeste

Futura linha ligará o centro da capital paulista até Guarulhos.

O Metrô de São Paulo adiou a data para a licitação que irá contratar uma ou mais empresas para obras de construção da nova Linha 19-Celeste.

Após uma rodada de esclarecimentos às empresas interessadas (ata de esclarecimentos), a companhia decidiu alterar o prazo de recebimento das propostas, antes marcado para o final de junho, que passou para o mês seguinte.

A obra deverá compreender um trabalho faseado em lotes, porém em simultâneo que pode representar uma construção mais rápida.

Essa futura linha terá o seu processo construtivo dividido em três lotes, sendo eles:

Lote 01 – Centro de São Paulo até estação Vila Maria;
Lote 02 – da estação Vila Maria a estação Jardim Julieta;
Lote 03 – da estação Jardim Julieta até o VSE 18, localizado após o Bosque Maia em Guarulhos.

O edital completo da obra para as empresas interessadas neste contrato já está publicado e agora a licitação eletrônica ocorre em oito de julho deste ano, novo prazo, quando o vencedor será conhecido.

A Linha 19-Celeste
A Linha 19-Celeste tem parte do seu traçado na fase de desapropriações de imóveis e terrenos, passo que antecede o início das obras. Quando estiver pronta, ligará a região central de São Paulo até a cidade de Guarulhos no Bosque Maia, passando pela Zona Norte da capital, Shopping Internacional em Guarulhos, Vila Augusta e outros pontos, integrando com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, partindo do Anhangabaú, junto do Terminal Bandeira de ônibus urbanos.

Além disso, no bairro do Pari haverá a construção de uma estação (Cerealistas) perto da Feirinha da Madrugada, que pode contar com integração com a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Neste ano de 2025 será divulgado o lote final de desapropriações de terrenos do trecho entre a São Bento, na capital, até a divisa com Guarulhos.

Existe a estimativa do projeto da construção de um pátio para estacionamento e manutenção dos trens, 15 estações, sendo cinco delas em Guarulhos, e a compra de uma frota de trens inteiramente nova.

(Fonte: Diário dos Trilhos)

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