Categories: Notícias

Licitações envolvem campos do Bloco 48

Entre cinco e dez concessões petrolíferas são licitadas este ano pela Sonangol, o que acontece pela primeira vez desde 2011, revelou quinta-feira, no Soyo, o presidente do conselho de administração da companhia.

Carlos Saturnino indicou, à margem do II Conselho Consultivo do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, realizado naquela localidade, que as licitações ocorrem sobre o Bloco 48, de águas ultra-profundas, e no “onshore” de Cabinda.
Além das licitações, Carlos Saturnino apontou a realização de trabalhos de optimização de poços já existentes no Bloco 15, operado pela ExxonMobil, Blo-co 31 (BP), Bloco 17 (Total), bem como no Bloco 15/6 (Eni e Chevron).
“ Todos os blocos estão a fazer esforços para estabili-zar a produção”, declarou, estimando que “em 2019, com o esforço que está a ser feito, vamos ter descobertas comerciais”.

Crude no Namibe
A Sonangol e a norte-americana Exxon Mobil assina-ram ontem, em Luanda, um memorando de entendimento que oficializa as negociações em curso para o desenvolvimento de três novas concessões petrolíferas na Bacia do Namibe, que vão permitir produzir petróleo naquela província do sul do país.
Assinado por Carlos Saturnino e o director-geral da Exxon Mobil Angola, Andre Kostelnik, o acordo para pesquisa e exploração de petróleo a sul das águas territoriais angolanas constitui uma novidade e abre boas perspectivas para a estratégia de relançamento da produção.
A Exxon Mobil é a operadora do bloco 15, com uma participação de 40 por cento e uma produção média de 235 mil barris por dia, tendo participações nos blocos 17 (20 por cento) e 32 (15 por cento).

(Fonte: Jornal Angola)

Portal de Licitações