Categories: Notícias

Licitação prevê a construção de 1.450 lombadas

A Prefeitura de Rio Preto abriu licitação para construção de 1.450 lombadas no município. A estimativa é de que as lombadas custem mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

 

A Secretaria de Trânsito informou que a prefeitura abriu o processo de licitação para as lombadas para atender a pedidos da população que organiza abaixo assinados e os encaminha à Secretaria de Trânsito solicitando a benfeitoria.

 

Segundo a secretaria, o aumento do tráfego em Rio Preto fez com que muitos motoristas passassem a optar por rotas alternativas. Com isso, ruas antes pouco movimentadas passaram a sofrer com a intensificação do trânsito.

 

A solicitação das lombadas é encaminhada à equipe de engenharia da Secretaria de Trânsito, responsável pela análise do pedido. Técnicos são enviados ao local para avaliar a viabilidade da instalação. Depois da análise, as lombadas são instaladas se seguirem as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.

 

O secretário de trânsito de Rio Preto, Aparecido Capello, informou por meio da assessoria que a quantidade de lombadas prevista na licitação não será instalada de forma imediata. Capello disse que o número estipulado visa atender futuras reivindicações de moradores e de associações de bairro. A secretaria ainda informou que não estão previstas substituições de lombadas já existentes, e que a licitação visa apenas instalações em pontos que tiveram aumento demasiado do fluxo de veículos e que nunca tiveram as barreiras.

 

A reportagem identificou pontos onde moradores pedem instalação de lombadas. Em um deles, na rua Capitão José Maria, próximo ao cruzamento com a rua Espanha, o aposentado Egídio Martins chegou a fazer um abaixo assinado pedindo a colocação de semáforo. “Eu entreguei à vereadora Alessandra Trigo (PSDB), mas até agora não tivemos resposta”, disse. O aposentado afirmou que sem o semáforo, uma lombada resolveria o problema do excesso de velocidade cometido pelos motoristas que trafegam pelo local.

 

Na rua Marechal Deodoro, altura do cruzamento com a Machado de Assis, também são cometidos excessos devido à falta da lombada. A professora Priscila Oliveira Leão, 29 anos, que trabalha em uma creche, na esquina das duas ruas, disse que em horário de pico, por volta das 18h, o alto fluxo de carros no sentido centro/bairro se torna um risco. “São praticados abusos que podem causar um acidente a qualquer momento”, disse.

 

Secretário diz que edução no trânsito evoluiu em Rio Preto

 

O secretário de trânsito da prefeitura de Rio Preto, Aparecido Capello, disse ao BOM DIA que mais importante que lombadas e radares é a educação no trânsito, que segundo ele, está crescendo entre os rio-pretenses.

 

Capello acredita que o trânsito tenha ficado mais suave com o monitoramento e com as barreiras. “Apesar da velocidade máxima de 60 km/h nas principais avenidas da cidade, o trânsito é fluente . Isso se deve principamente à conscientização dos motoristas, afirmou o secretário.

 

O secretário afirmou que, embora ainda existam melhorias a serem feitas, está satisfeito com os índices referentes ao trânsito. Capello disse também que ainda não conseguiu realizar uma campanha de conscientização dos motoristas, e que mesmo assim vê um melhor comportamento dos motoristas.

 

Sobre a licitação para instalação das lombadas, o secretário confirmou que existem cerca de 250 pedidos à espera de análise para que seja autorizada a execução. Segundo ele, o valor do orçamento é considerado alto e a secretaria ainda não tem estimativa de quantas lombadas serão instaladas.

 

(Fonte: Rede Bom Dia)

Portal de Licitações