Categories: Notícias

Licitação para retomada da Zona Azul será lançada em abril

A Prefeitura de Taubaté deve lançar em abril a licitação para definir a empresa que ficará responsável pela retomada do serviço de estacionamento regulamentado no município, conhecido como Zona Azul.

Segundo o governo Ortiz Junior (PSDB), “a Secretaria de Mobilidade Urbana está solicitando a atualização dos orçamentos da instalação e operação do sistema de estacionamento rotativo, para em seguida publicar a licitação”.

Já a retomada do serviço deverá ocorrer apenas no segundo semestre, quando a interrupção da Zona Azul já terá completado dois anos.

Nesse período, têm sido constantes as reclamações de comerciantes e moradores sobre a dificuldade de encontrar uma vaga para estacionar na região central da cidade.

CONTRATO/ Vencerá a licitação a empresa que oferecer à prefeitura o maior percentual da arrecadação bruta do sistema. O mínimo será de 10%. No contrato anterior, por exemplo, foi fixado percentual de 27%.

O pagamento da Zona Azul poderá ser feito por meio de parquímetros, telefone celular ou pontos de venda.

O horário de funcionamento será das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h aos sábados. O tempo máximo de parada em uma mesma vaga será de duas horas.

O número de vagas que serão criadas ainda não foi definido, mas a região que contará com a Zona Azul já foi delimitada.

“O perímetro contemplado é limitado pela Av. do Povo, Av. Nove de Julho/Granadeiro Guimarães, Rua Gastão Câmara Leal/Capitão Cirilo Lobato, Av. Juca Esteves/Desembargador Paulo de Oliveira Costa e Av. Bandeirantes até o encontro com a Av. do Povo”, informou a prefeitura, que acrescentou que “somente as vias com características comerciais e de serviços contarão com o estacionamento rotativo”.

PROBLEMAS/ A Zona Azul já teve duas grandes interrupções no governo Ortiz. A primeira foi entre outubro de 2013 e setembro de 2015.

A Expark Xavante, que assumiu o serviço em setembro de 2015, encerrou as atividades em junho de 2016, por problemas financeiros. Nesse período, o sistema foi implantado em apenas 1.383 vagas – a previsão era de 2.100.

Desde então, a gestão tucana fez sucessivas promessas de prazo para retomada da Zona Azul, mas nenhuma foi cumprida.

No fim do ano passado, a Câmara aprovou mudanças pedidas pelo prefeito nas regras da concessão do serviço. A principal delas é que o contrato, que poderia durar até 10 anos (cinco anos, prorrogáveis por mais cinco), agora poderá ser de 20 anos (10 anos, prorrogáveis por mais 10).

(Fonte: Gazeta de Taubaté)

Portal de Licitações