Garantia é do diretor da faculdade, Marcelo Andrade Romero.
Em ruínas, FAU recebe R$ 6 milhões para reforma, Promessa foi feita pelo novo diretor da Faculdade de Arquitetura da USP, empossado na quinta-feira; hoje, alunos têm de conviver com goteiras e improviso para garantir sua permanência dentro do prédio, que é tombado.
Qual a importância do prédio para a arquitetura brasileira?
Imagine, há 50 anos, o quanto Artigas estava adiante de seu tempo para projetar algo ousado assim. Ele é supervalorizado e elogiado por arquitetos do Brasil e do mundo. As pessoas vêm de fora e ficam com o queixo caído diante da FAU.
O que já foi feito pela preservação do prédio?
Recuperamos todas as vigas da cobertura, as juntas de dilatação e os rufos do edifício. Há dois meses, começamos a reforma dos banheiros, que deve terminar no primeiro semestre de 2011. Acabamos as reformas dos departamentos e da sala dos professores.
Qual é a próxima etapa?
É tratar a laje, mais especificamente, os vãos das lajes. O reitor anunciou a verba para a FAU. Em janeiro, teremos uma licitação para viabilizar o começo das obras. A ideia é recuperar, ainda em 2011, toda a cobertura, a parte externa e a parte interna.
Como os alunos participam dos projetos para reforma?
Eles estão opinando no planejamento participativo do prédio. Então, dão opiniões no uso dos espaços. Tem o conselho curador, que é presidido por um aluno e conta com a participação de alunos, professores e funcionários. Os estudantes têm uma participação muito grande e vão colaborar muito nesses próximos quatro anos.
Por: Mônica Pestana – Jornal da Tarde
(Fonte: Estadão Online)