Categories: Notícias

Licitação para recuperação das galerias do Complexo Poliesportivo é homologada

Na última semana, a licitação  recebeu homologação e adjudicação do prefeito por meio da portaria 640/2015.

 

Passo a passo, os trâmites burocráticos para a recuperação das galerias do Complexo Poliesportivo de Umuarama estão sendo vencidos. Recuperar a gigantesca erosão que surgiu no local é uma prioridade do prefeito Moacir Silva que em breve será concretizada. A obra, muito aguardada pela população – principalmente por moradores das imediações – será iniciada nas próximas semanas, após um longo caminho percorrido junto ao governo federal.

 

Na última semana, a licitação – que definiu a empresa Contersolo Construtora de Obras para execução do serviço – recebeu homologação e adjudicação do prefeito Moacir Silva, por meio da portaria 640/2015. “Esse é mais um detalhe importante para que possamos iniciar em breve a tão esperada recuperação do Poliesportivo. Para o início das obras falta apenas a autorização da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional. Depois a Secretaria Municipal de Obras emitirá a ordem de serviço e a empresa poderá começar o trabalho”, explicou o prefeito.

 

A recuperação das galerias vai custar R$ 16.874 milhões. A empresa executora será contratada em regime de empreitada global para serviços que incluem engenharia e reconstrução do emissário pluvial de macrodrenagem no Poliesportivo. O serviço contempla execução de 67.332,30 m² de terraplenagem, 320 metros de aduelas de concreto armado, 640 metros de drenagem de águas subterrâneas em tubos de concreto, seis caixas/poços de visita e interligação de tubulações, 440 metros de canal aberto em gabião e um dissipador de energia.

 

O projeto foi viabilizado com recursos federais do Ministério da Integração Nacional e suas condições e especificações seguem critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

SOLUÇÃO

A obra é encarada pelo prefeito Moacir Silva como uma solução definitiva para o problema da erosão, que destruiu o campo, pista de corrida, aterro, portaria, acesso aos vestiários, muros e até um trecho de rua na parte dos fundos do Poliesportivo. Conforme a portaria nº 328 da Secretaria Nacional de Defesa Civil, foi autorizada a transferência de recursos para reconstrução de danos causados por chuvas intensas, descritos no plano de trabalho encaminhado pelo município ao governo federal.

 

A portaria define o prazo para execução das obras em 365 dias a contar da publicação da autorização. Na última semana, o prefeito Moacir Silva esteve mais uma vez em Brasília e visitou a Secretaria de Defesa Civil para solicitar a liberação imediata dos recursos, para o início das obras. “Batemos tantas vezes às portas de ministérios e órgãos do governo federal em busca de ajuda para resolver esse problema e agora, finalmente, homologamos a licitação. Sempre houve, da parte da administração, preocupação constante em encontrar uma solução definitiva para aquela erosão”, disse.

 

O prefeito optou por não adotar medidas paliativas, “pois seria perda de dinheiro público sem resultado”. Por fim, lembrou que o governo federal decidiu liberar os recursos “após apuração do criterioso projeto técnico enviado pela Prefeitura de Umuarama”.

 

(Fonte: Ilustrado)

Portal de Licitações