Notícias

Licitação para construção da barragem do Rio Barra Mansa é aprovada

O prefeito Rodrigo Drable se reuniu com o governador Cláudio Castro, nesta segunda-feira, dia 5, e, na ocasião, foi anunciada a aprovação da licitação da obra da Barragem do Rio Barra Mansa, cujo projeto conceitual para construção foi apresentado em 2021. As obras serão executadas com recursos de cerca de R$ 14 milhões do Fundo Especial de Controle Ambiental (Fecam) e terão grande impacto nos bairros cortados pelo Rio Barra Mansa, que todos os anos, sofrem em épocas de chuvas com os alagamentos.

Aproximadamente 400 famílias são afetadas pelas enchentes e, conforme já explicou Drable, as soluções para o problema de enchentes nessas localidades seria retirar um bairro inteiro de local, o que não é viável, ou a construção da barragem de regulação de volume de água, que será uma parede, uma passagem, para onde irá o volume de água, evitando que não entre nos imóveis da população ribeirinha. Os bairros mais afetados são o Nova Esperança, Marajoara, Santa Clara, Boa Sorte, São Luiz e Piteiras são os mais afetados pelas cheias.

“Isso não será um lago. Na verdade, a barragem vai regular o fluxo e, quando chover muito, a água que antes chegava até a casa das pessoas não vai passar pela barragem e alagar na parte de cima, sentido Antônio Rocha; depois ela vai esvaziando aos poucos de maneira que não afete mais ninguém”, esclareceu.

O Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, que no último dia 2 esteve na Secretaria Estadual do Ambiente, onde participou da reunião do conselho do Fundo Estadual de Controle Ambiental (Fecam-RJ), destacou que, com essa aprovação atendida, futuramente milhares de famílias ribeirinhas serão beneficiadas com os impactos positivos da construção da barragem do Rio Barra Mansa.

“Ao longo dos anos a população ribeirinha daquela região vem sofrendo com enchentes, trazendo grandes prejuízos aos seus imóveis e principalmente a saúde. Agora, com o orçamento aprovado, o processo será encaminhado para a parte administrativa da Secretaria Estadual do Ambiente e do Inea visando a elaboração do Termo de Referência bem como o projeto executivo”, disse.

(Fonte: Jornal a Voz da Cidade)

Related posts
Notícias

Empresas serão habilitadas antes de apresentarem proposta em licitações

Legislação inverte a ordem para os certames para obras públicas O governador de Mato Grosso do…
Read more
Notícias

STF veta lei fluminense que exigia requisito extra para licitação

Para maioria dos ministros, questão envolvendo licitação é de competência da União. O STF já…
Read more
Notícias

Petrobras conclui licitação para plataformas no Brasil e afeta outra empresa da Bolsa

A Oceanpact não fez lances, e o Bradesco BBI vê isso como positivo, pois mostra disciplina de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *