Categories: Notícias

Licitação para abastecimento em Pará de Minas segue em andamento

Tarifas para o consumo de água serão analisadas pela Prefeitura. Processo começou em agosto de 2014 e está na terceira fase.

O processo de licitação para o abastecimento de água em Pará de Minas, que começou em agosto de 2014, está na terceira fase e segundo informações do setor de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, três empresas participam do processo. Ainda segundo o setor de licitações, as empresas já entregaram os envelopes de propostas e as tarifas a serem praticadas por elas serão analisadas até o dia 21 deste mês.

 

As concorrentes Andrade Gutierrez, Consórcio Pará de Minas Ambiental  e Saneamento Ambiental Águas do Brasil estão na disputa e já apresentaram o histórico de atuação no mercado. Todas elas estão há anos no setor de captação e abastecimento de água, além do tratamento do esgoto, segundo a Prefeitura.

 

Na segunda fase as empresas apresentaram as propostas conforme as exigências do edital e o resultado da avaliação foi divulgado nos órgãos oficiais. A empresa Saneamento Ambiental Águas do Brasil foi pontuada com 9,06 pontos, a Consórcio Pará de Minas Ambiental teve 5,38 pontos e a Andrade Gutierrez teve 4,30 pontos.

 

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) não participa do tramite e desde maio de 2014 ficou definido que o município não renovaria o contrato com a empresa. Foi quando, em seguida, o prefeito Antônio Júlio protocolou o projeto de lei que autorizou o Executivo a abrir o processo licitatório para contratação da nova prestadora do serviço.

 

Segundo a Prefeitura, a decisão foi tomada no ano passado, depois que a Copasa entregou um documento no qual disse que discorda de alguns pontos do Plano Municipal de Saneamento Básico. A assessoria da concessionária confirmou que houve pontos de discordância. “Tomar essa decisão não foi fácil, ainda mais em um momento difícil para a cidade que se encontra em situação de calamidade pública, sofrendo com falta de água. Com a publicação deste edital esperamos que daqui um ano e meio esta situação mude”, disse o prefeito Antônio Júlio.

 

Até o fim do processo a população ainda recebe água em casa por meio de rodízio. O edital foi disponibilizado no site da Prefeitura de Pará de Minas em agosto de 2014 e ainda não tem prazo para ser finalizado.

 

(Fonte: G1)

Portal de Licitações