Estrada liga MS ao MT e já teve até ponte destruída por chuva
Prolongamento da MS-217 que liga a cidade de Alcinópolis ao estado do Mato Grosso, mais especificamente ao distrito de Buriti, é motivo de abertura de inquérito civil por parte do Ministério Público Estadual (MPE).
Na apuração iniciada esta semana, o promotor quer investigar irregularidades na manutenção da estrada e até ato de improbidade administrativa, que pode ter sido praticado tanto pela administração municipal quanto pelo Governo do Estado.
Em razão do inquérito ainda estar na fase inicial, não há detalhes sobre o que motivou o promotor José Arturo Iunes Garcia, da Promotoria de Coxim, a abrir a apuração.
A reportagem apurou que no dia 6 de julho, antes da abertura da investigação, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) abriu licitação para contratar empresa que irá fazer o revestimento primário e a drenagem da estrada.
A expectativa do Governo é que as propostas apresentadas à agência sejam abertas no dia 8 de agosto e só a partir daí o processo de contratação tenha andamento.
Há uma semana, a prefeitura de Alcinópolis divulgou que reparos da estrada estão sendo feitos. Conforme a publicação, são usados recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundersul) e o cascalhamento é feito em 12 quilômetros da estrada.
O trecho que agora é alvo de investigação do MP é assunto de antigas reclamações dos moradores da região. Em abril de 2014, a ponte que liga os dois estados e está localizada na estrada foi interditada depois de ceder. Temporal com recorde de chuvas tinha atingido a cidade.
O trecho foi liberado depois que o Governo do Estado repassou, só no fim de 2014, R$ 143,6 mil para a recuperação da travessia. Na época, o valor pertencia ao Fundersul.
A reportagem não conseguiu contato com o MPE para mais detalhes sobre o que motivou a investigação.
(Fonte: Correio do Estado)
Read more