Categories: Notícias

Laranjas serão afastados do mercado de radiodifusão

Esse negócio era viável porque o vencedor da licitação não precisava desembolsar praticamente nada.

Os atravessadores e os laranjas serão afastados do mercado de radiodifusão, com a mudança das regras de concessão, avaliou ontem a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert). “Era uma antiga reivindicação nossa”, disse o diretor-geral da entidade, Luís Roberto Antonik. “Em resumo, gostamos.” O Decreto 7.670, com as mudanças, foi publicado ontem no Diário Oficial.

Segundo Antonik, a atuação de atravessadores e laranjas inibia a entrada do empresário de radiodifusão nas licitações. Com o decreto, ele espera o início de um ciclo de investimentos no setor, uma vez que há apenas 520 geradoras de televisão no País e a entidade avalia que haveria espaço para o triplo. Ele estima também que pelo menos 2.000 municípios brasileiros não têm uma emissora de rádio no local.

Os atravessadores, explicou o dirigente da Abert, são pessoas que entram nos leilões de concessão e oferecem um valor exorbitantemente alto para conseguir a licença. “Eles ganham e esperam uma oportunidade de vender”, explicou. Esse negócio era viável porque o vencedor da licitação não precisava desembolsar praticamente nada.

Ele pagava 1% do valor da outorga e depois ficava esperando o Congresso Nacional aprovar a concessão para então quitar o valor prometido no leilão. “Mas ele deixava de entregar um documento ao Senado, e assim ia empurrando até achar um comprador.” Muitas vezes, a emissora era registrada em nome de laranjas.

Page: 1 2

Portal de Licitações