Notícias

Lançada licitação para construir Parque Jardim Botânico de Sinop com investimento de R$ 13,6 milhões

A definição da concorrência pública para contratar uma empresa para execução da obra do Parque Urbano Jardim Botânico será no dia 20 de outubro. O espaço será na reserva R-3, onde atualmente está instalado o Viveiro Municipal Roque Canelli, na avenida dos Flamboyants. O certame foi lançado, ontem, e a previsão de investimento é superior a R$ 13,6 milhões.

Na última terça-feira, quando Sinop comemorou 47 anos de fundação, o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann, lançaram a planta arquitetônica e estrutural do parque. O evento também contou com o senador Wellington Fagundes, o secretário Estadual de Educação, Alan Porto e demais autoridades estaduais e municipais.

A reserva, que também compreende a avenida das Itaúbas, na divisa entre os bairros Celeste, Paraíso e Botânico, tem uma área total de 50 hectares. O parque terá área de 214 mil metros quadrados. O prazo de execução, a partir da assinatura do contrato e ordem de serviço, é de 12 meses, e os pagamentos serão executados conforme andamento.

Serão dois pórticos de entrada, sendo um localizado no setor da rua dos Abacateiros, próximo à avenida das Itaúbas, e um aos fundos do prédio administrativo, localizado na avenida dos Flamboyants. Serão construídos em estrutura metálica, com revestimento em alumínio composto sobre blocos de fundação.

O projeto inclui seis quadras de vôlei de areia, sendo quatro no setor da rua dos Abacateiros e duas na avenida das Sibipirunas, uma quadra de tênis (Abacateiros), três quadras poliesportivas (duas na Abacateiros e uma na Sibipirunas), e dois banheiros de 98,77 metros quadrados cada (com acessibilidade).

Ainda haverá um prédio administrativo com auditório com capacidade para 150 pessoas, playgrounds infantis com diversos brinquedos, academia ao ar livre (com simuladores de caminhada, de cavalgada triplo, de esqui triplo, cadeiras bike tripla, multiexercitador, volante de rotação vertical com diagonal, simulador de surf, jogo de barras, extensor lombar, prancha abdominal, alongador puxada alta e pé dupla, barra vertical, e giro de punhos a pé), e demais estruturas que atenderão a necessidade dos visitantes.

Além disso, terá mobiliário urbano com 500 bancos, seis quiosques, expositor para atividades educacionais para faculdades, seis pergolados, um guarda-corpo, e 123 lixeiras. O parque urbano será totalmente sustentável com energia fotovoltaica, bem como de ser acessível para deficientes físicos e visuais, com padrões definidos no processo licitatório.

A estrutura terá ainda paisagismos com 706 árvores da região que vão beneficiar três reservas (entre as espécies estão Palmeira Azul, Flamboyant, Jacarandá Mimoso, Palmeira Rabo de Raposa, Sete Copa Africana, Angelim Saia, Pau Ferro, Pau Brasil, Ipês amarelo, branco e rosa). Segundo o Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs), haverá cercado com estacionamento coberto, que contará com placas de energia solar, drenagem, pavimentação e o lago será revitalizado.

O projeto de sinalização viária é composto por sinalizações horizontais, através de pinturas feitas no revestimento da pista representando as vagas de idosos, vagas PCD, faixa de pedestres, setas e demarcação de vagas. As sinalizações verticais utilizam placas, de advertência, regulamentação, indicativas, e educativas.

O plano de manejo da conservação passou por análise de um comitê e houve acompanhamento de especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso, e Universidade do Estado de Mato Grosso. Uma área de 14,9 hectares também deverá ser recuperada. No edital, são definidas especificações que a empresa licitante deverá seguir durante a execução.

Os recursos são de um convênio da prefeitura com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) através de uma emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes.

(Fonte: Só Notícias)

Related posts
Notícias

Evento para agentes públicos que atuam em licitações acontece nos dias 6 e 7 de junho

2º Ciclo Idasp de Capacitação na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos visa…
Read more
Notícias

DAEE publica licitação para retomar obras das barragens de Pedreira e Amparo

Obras das barragens em Pedreira e Amparo foram paralisadas em julho do ano passado e devem ser…
Read more
Notícias

Prefeitura de Xaxim realiza pregão para aquisição de equipamentos agrícolas

Setor de licitações da prefeitura de Xaxim anuncia abertura de processo de pregão A Prefeitura…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *