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Justiça suspende licitação para reforma dos bondes de Santa Teresa

O projeto dos novos bondinhos, planejados para entrarem em funcionamento em 2014, foi preparado pela Central com ajuda de técnicos da Carris, empresa pública portuguesa. A proposta veio à tona após o acidente em agosto ano passado, que causou seis mortes e deixou 54 pessoas feridas. Na época, engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) realizaram uma vistoria e identificaram que uma peça do freio do bonde estava presa com um arame ao invés de um parafuso. Desde então, o serviço foi interrompido.

O porjeto de modernização do transporte, avaliado em R$ 110 milhões, prevê mudanças como estribos retráteis, para que os passageiros não possam viajar pendurados, sistemas de freios de emergência, câmeras de monitoramento e a instalação de proteções de policarbonato nas laterais de toda a extensão do bonde, para evitar quedas.

Além disto, a ideia também é trocar todos os trilhos do traçado. Eles serão substituídos por trilhos bilabiados, mais específicos para bondes, que reduzem a trepidação e o ruído. Também será feita a reforma da rede aérea e a substituição de 28,6 Km de cabos e fios de energia.

Por Thaiana de Oliveira
(Fonte: O reporter)

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