CPI que investigou contratos na área da saúde foi presidida pelo filho do prefeito denunciado
A Justiça Federal em São Paulo aceitou denúncia contra o prefeito da cidade de Bragança Paulista (SP), Jesus Adib Abi Chedid (DEM), 83 anos, por fraude a uma licitação que contratou uma Organização de Saúde por R$ 18,4 milhões para a gestão de Unidades Básicas de Saúde, em 2017. Além dele, outras sete pessoas que participavam do esquema também foram denunciadas.
A CNN teve acesso aos documentos que estavam sob sigilo até dezembro do ano passado e que mostram que o filho do prefeito, o deputado estadual Edmir Chedid (DEM), se relacionava com operadores do esquema criminoso. O parlamentar foi presidente de duas comissões que investigaram contratos na área da saúde.
A investigação que levou à denúncia do prefeito foi conduzida pela Procuradoria Regional da República da 3ª Região e foi um desdobramento da Operação Ouro Verde, deflagrada em novembro de 2017 em Campinas. Na época, foi desvendado um esquema no qual servidores municipais ajudavam na contratação ilícita de organizações sociais para desviar recursos públicos. Ao menos seis pessoas já foram condenadas.
Os documentos mostram que a OSS, que atuava em Campinas, pertencia aos mesmos donos da Associação Casa de Saúde Beneficente de Indiaporã – Reviva Saúde, contratada para a gestão hospitalar em Bragança Paulista e que o esquema criminoso funcionou da mesma forma e quase que paralelamente.
(Fonte: CNN)