Categories: Notícias

Jobim é o terceiro ministro de Dilma a cair em menos de dois meses

>>> Antonio Palocci

— No dia 15 de maio, reportagem do jornal Folha de S. Paulo informa que o patrimônio de Palocci aumentou 20 vezes entre 2006 e 2010, quando era deputado federal eleito pelo PT de São Paulo.

— Dois dias após a publicação da denúncia, partidos da oposição como PPS, PSDB e DEM ingressam com pedido de investigação na Procuradoria Geral da República (PGR). No mesmo dia, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirma que não há indícios para abertura de investigação. Porém, deu prazo de 15 dias para o ministro encaminhar uma série de informações.

— Em nova reportagem no dia 21 de maio, a Folha de S. Paulo informa que Palocci teria recebido R$ 20 milhões somente em 2010, ano eleitoral, por meio da Projeto. Antonio Palocci coordenou a campanha de Dilma.

— No mesmo dia, a presidente Dilma se pronuncia pela primeira vez sobre o episódio: “Quero assegurar a vocês que o ministro Palocci está dando todas as explicações necessárias aos órgãos de controle”.

— Em um cochilo do governo, a oposição consegue aprovar no dia 1° de junho na Comissão de Agricultura da Câmara um requerimento convocando Palocci a explicar sua evolução patrimonial. A convocação, realizada em meio a um tumulto, é suspensa pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). No mesmo dia, Palocci afirma ter enviado novas explicações à PGR.

— Na primeira manifestação pública, em entrevista ao Jornal Nacional, no dia 3 de junho, Palocci nega ter feito tráfico de influência. Na conversa, ele não informa para quais empresas prestava consultoria.

— Em 6 de junho, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, determina o arquivamento das representações protocoladas pela oposição pedindo a abertura de inquérito na área criminal para investigar a evolução patrimonial de Palocci.

— No dia 7 de junho, Palocci anuncia seu afastamento, comunicado em nota divulgada pela assessoria de imprensa do ex-ministro.

 

(Fonte: ZERO HORA)

Page: 1 2 3

Portal de Licitações