Notícias

Japoneses negam participação em leilão do trem-bala

Um consórcio de companhias japonesas liderado pela Mitsui não vai participar da licitação brasileira do trem-bala (trem de alta velocidade) entre Campinas e Rio de Janeiro.

Um consórcio de companhias japonesas liderado pela Mitsui não vai participar da licitação brasileira do trem-bala (trem de alta velocidade) entre Campinas e Rio de Janeiro, passando por São Paulo, orçado em cerca de US$ 19 bilhões, publicou a agência Kyodo. O grupo tomou a decisão em meio a incertezas sobre se o projeto será lucrativo durante 40 anos, período em que as empresas teriam responsabilidade na operação, informou a Kyodo no final da quinta-feira, citando fontes não identificadas.

Uma porta-voz da Mitsui afirmou que a empresa não comentará o assunto antes do prazo de 29 de dezembro para a entrega das propostas. O grupo japonês, que também inclui a Mitsubishi Heavy Industries, Hitachi e Toshiba, pediu ao governo brasileiro para reduzir o peso que ficará sobre o vencedor do projeto, mas o governo não atendeu o pedido, acrescentou a agência.

Companhias da França, Alemanha, Coreia do Sul, Espanha e China expressaram interesse no projeto do trem-bala brasileiro, informou o governo este ano. Na quinta-feira, a construtora Camargo Corrêa afirmou que tem interesse em participar do projeto, mas citou incertezas sobre os termos da licitação. Um dia antes, a francesa Alstom afirmou que continua mantendo negociações com o governo “em busca de todas as informações necessárias para tomar a decisão mais adequada”.

 

Da Reuters | Tóquio
(Fonte: Folha de SP Online)

Related posts
Notícias

Cautelar suspende licitação para contratar serviços de TI em Serranópolis do Iguaçu

A falta de exigência, em edital, de apresentação de atestado de capacidade técnica por parte de…
Read more
Notícias

Procuradoria-Geral do Estado coordena GTI que implantará a nova Lei de Licitações em MS

Discutir as estratégias de alinhamento para a implantação da nova Lei de Licitações e Contratos…
Read more
Notícias

LICITAÇÃO SOBRE EMPRESA RESPONSÁVEL POR ENTREGA DA ETE SAI EM SETEMBRO

A prefeitura vai lançar em setembro, o edital de licitação para a contratação da construtora…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *