Categories: Notícias

Jalisco lança licitação de US$ 485 milhões para construir linha de metrô leve

O estado mexicano de Jalisco lançou uma licitação para construir a linha n. 4, de 9,70 bilhões de pesos (US$ 485 milhões), do sistema ferroviário leve da capital Guadalajara.

O anúncio do concurso foi feito na terça-feira (16) pelo governador Enrique Alfaro, que partilhou um link via Twitter para o site de compras onde foram publicados os detalhes técnicos e o calendário da concorrência.

A data de envio das propostas é 21 de setembro e o vencedor será revelado em 5 de outubro.

A linha de 21 km ligará o centro de Guadalajara e o município de Tlajomulco de Zúñiga e servirá oito estações, criando uma ligação com a linha n. 1 e o corredor do anel viário Mi Macro Periférico BRT, que a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SIOP) de Jalisco concluiu, no início deste ano.

As obras durarão 22 meses e a linha deverá ser inaugurada em 2024, pouco antes do presidente Andrés Manuel López Obrador e Alfaro terminarem seus respectivos mandatos.

Depois de mais de dois anos sem financiamento, Alfaro confirmou em março que o governo federal concordou em ajudar a financiar a nova linha e também a barragem El Zapotillo.

Após uma reunião na Cidade do México, Alfaro disse que o governo de López Obrador forneceria 6 bilhões de pesos para o projeto da barragem, enquanto uma parceria de financiamento entre as autoridades federais e estaduais geraria 9 bilhões de pesos para o projeto ferroviário.

Também em março, o ministro de Infraestrutura e Obras Públicas de Jalisco, David Miguel Zamora, disse à BNamericas que seu ministério havia iniciado as obras da linha n. 4. “O primeiro entroncamento rodoviário que faz parte deste projeto está em processo de licitação”, disse ele, na época .

A linha será construída no nível do solo e paralela a uma linha ferroviária de carga operada por concessão da Ferromex.

(Fonte: BN Americanas)

Portal de Licitações