O Governo do Estado vai fechar 2018 com investimentos da ordem de R$ 5,5 bilhões em infraestrutura. “O Paraná é hoje um gigantesco canteiro de obras”, define a governadora Cida Borghetti. As melhorias abrangem todos os modais: rodovias, portos, aeroportos, ferrovia, vias e estradas municipais. “Destinamos recursos para melhorar a competitividade do Estado, reduzir custos e agilizar o transporte e escoamento da produção”, destaca Cida Borghetti.
O montante de R$ 5,5 bilhões abrange obras e serviços concluídos neste ano, em andamento e em licitações viabilizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística e suas autarquias – Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Paraná Edificações (PRED) e Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A (Ferroeste).
“Conseguimos transformar muitos sonhos de décadas em realidade”, resume o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion. “É o caso da duplicação da PR-323 no Noroeste, da pavimentação da PR-364 entre Irati e São Mateus do Sul, e das pavimentações em municípios que não tinham ligação asfáltica com a malha rodoviária estadual, como Coronel Domingos Soares e Mato Rico”, exemplifica.
Duplicações e ligações
Os investimentos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) passam de R$ 3,5 bilhões: cerca de R$ 1,2 bilhão em obras em execução e a iniciar (já com ordem de serviço), R$ 1,8 bilhão para o Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas (PERC II) e mais de R$ 500 milhões em licitação (iniciada ou em preparação de edital).
As duplicações viabilizadas na gestão Cida Borghetti somam 100 quilômetros, o que permitirá dobrar a atual extensão de pistas duplas fora do Anel de Integração. Outro legado deste governo é o início das primeiras obras do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como as inéditas ligações asfálticas à malha rodoviária de Coronel Domingos Soares a Palmas (PR-918) e de Pitanga a Mato Rico (PR-239).
Com as obras financiadas pelo BID, são mais R$ 460 milhões para implantação asfáltica, entre contornos, estradas, marginais e acessos. O DER-PR aplica ainda R$ 186,5 milhões na construção de viadutos e trincheiras. A atual administração retomou o programa sucroalcooleiro, autorizando obras de cinco trincheiras para melhorar o acesso a usinas.
Cida também liberou as ordens de serviço do PERC II, que abrangem a manutenção de toda a malha rodoviária paranaense nos subprogramas de Conservação de Pavimentos (COP) e Conservação e Recuperação Descontínua com Melhoria do Estado de Pavimento (Cremep) a partir de junho e Conservação da Faixa de Domínio a partir de dezembro, após liberação judicial de licitações travadas por concorrentes.
Informações da Agência Estadual de Notícias (AEN).
(Fonte: A Rede)
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