Notícias

Implementação da Ferrovia Norte-Sul no RS deverá ser tema de novas audiências públicas

Ferrovias sucateadas

 

O Rio Grande do Sul, conforme o diretor da Valec, é um dos estados que menos investe em transporte de cargas por ferrovia. “O estado representa apenas 8,8% na matriz ferroviária nacional, sendo que a participação média dos estados é de 25% a 26%”, informou. Em contrapartida, de acordo com o deputado Raul Carrion, mais de 80% do transporte de cargas do Rio Grande do Sul é feito por caminhões. “Isso não é nada econômico”, acrescentou.

 

Além de escasso, o transporte ferroviário no RS sofre sucateamento, segundo a procuradora Lara Caro, do Ministério Público Federal, que analisa o contrato com a América Latina Logística (ALL), concessionária responsável pela manutenção das ferrovias. “A concessão não está sendo bem prestada. O que temos hoje é um sistema falido pela falta de fiscalização eficiente”, declarou, mencionando que o Ministério Público vem buscando, sem sucesso, um acordo com a empresa para minimizar os danos à malha ferroviária.

 

O superintendente de Ferrovias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jean Mafra, garantiu que o órgão vem atuando na fiscalização do contrato de concessão com a ALL. Segundo ele, a concessionária recebeu 120 autuações só na malha sul e já há uma determinação da agência para que a empresa recupere os danos ao bem público.

 

Modelo

 

Conforme o diretor da Valec, o novo modelo ferroviário do Brasil passará pela interligação entre as concessionárias, que farão a construção, manutenção e controle do tráfego na ferrovia; a Valec, que irá adquirir as ferrovias para revendê-las aos operadores independentes, que farão o transporte de cargas.

 

Matriz Produtiva

 

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, acrescentou que o governo do Estado irá licitar até o final do ano um estudo da matriz produtiva do Rio Grande do Sul, no qual deverá ser apontada, também, a demanda de transporte para distribuição da produção. “Existe um grande esforço para dotar o RS de infraestrutura para dar sustentação a um processo de desenvolvimento continuado”, disse.

Related posts
Notícias

Transpetro prorroga prazo para recebimento de propostas em licitação de navios

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, prorrogou até 8 de novembro o prazo para recebimento de…
Read more
Notícias

Expansão da malha aeroviária de MS inicia com licitação em Água Clara

Valor estimado para aeródromo é de R$ 24.336.690,07 e a abertura das propostas ocorrerá no dia 14…
Read more
Notícias

Cascavel deverá anular licitação para conceder serviços de limpeza e coleta de lixo

Caso queira dar continuidade ao certame, o município deve atualizar a pesquisa de preços para data…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *