Categories: Notícias

Grandes empresas podem disputar rodadas do pré-sal


O setor offshore pode ficar mais aquecido nos próximos meses. Com a proximidade da 14º Rodada de Licitações da ANP, agendada para acontecer no próximo dia 27 de setembro, o mercado já está alvoroçado com a possibilidade de novos investimentos e oportunidades de geração de emprego.

A 2º e 3ª Rodadas do Pré-sal, programadas para 27 de outubro, no Rio de Janeiro, também vem atraindo investidores, tanto que a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), recebeu 10 e 15 manifestações de interesse, respectivamente. Sinal de que bons ventos podem voltar a soprar para o setor offshore nacional.

Os pedidos de inscrição dessas empresas serão analisados nas reuniões da Comissão Especial de Licitação, marcadas para 13 e 25 de setembro e 2 de outubro. A 2ª Rodada oferecerá quatro áreas com jazidas unitizáveis, que são aquelas adjacentes a campos ou prospectos cujos reservatórios se estendem para além da área concedida. São elas: Gato do Mato e Carcará, e aos campos de Tartaruga Verde e Sapinhoá.

Já a 3ª Rodada oferecerá quatro áreas localizadas nas bacias de Campos e Santos, na região do polígono do pré-sal, nos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central. Com os nove leilões previstos, existe a expectativa de investimentos de US$ 80 bilhões nos nove leilões agendados até 2019, além da possibilidade de retorno de US$ 1000 bilhões em royalties e 17 novas unidades de produção, que gerarão milhares de vagas de emprego.

(Fonte: Panorama Offshore)

Portal de Licitações