Notícias

Gráfica concorrente diz que edital do Enem ajudou empresa vencedora

Procurador federal investiga a licitação; RR Donnelley venceu todas as licitações do Inep neste ano.

 

 

O processo de escolha da gráfica que imprimiu o Enem 2010 favoreceu desde o início a empresa vencedora, afirmou uma das concorrentes. Um procurador federal investiga essa licitação.

Logo após o lançamento do edital, em junho, a Posigraf (do Grupo Positivo) pediu impugnação do processo, alegando que parte das exigências não eram “imprescindíveis” para a disputa e que havia “fundado receio de que apenas a RR Donnelley” atenderia aos pedidos.

A alegação não foi aceita pelo Inep (órgão de avaliação do Ministério da Educação), que entendeu que as exigências eram necessárias devido à segurança. A Posigraf desistiu do processo.

Na disputa, a gráfica Plural [parceria do Grupo Folha e da Quad Graphics] ofereceu o melhor valor, mas o Inep alegou na Justiça que a empresa não conseguiu comprovar capacidade técnica para a impressão com “sigilo e segurança”. A Justiça aceitou a argumentação, e venceu a RR Donnelley.

 

A multinacional admitiu que errou na impressão de 21 mil provas. Esse é um dos problemas que levou a Justiça a suspender o exame. Além do Enem, a RR Donnelley venceu mais duas licitações do Inep deste ano. Deve ganhar a quarta, em processo a ser finalizado hoje.

Marinus Marsico, representante do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, pediu explicações ao MEC sobre dois dos contratos do Enem e dos pré-testes para o Enem.

A licitação do segundo chegou a ser suspensa por 14 dias. “Foram processos um pouco conturbados. Quero avaliar o que ocorreu.”

O Ministério da Educação e a RR Donnelley se aproximaram após o vazamento do Enem de 2009 (impresso na Plural). Escolhida emergencialmente, a RR Donnelley imprimiu a segunda versão.

Antes do vazamento, o ministério contratava, por meio de licitação, um consórcio, que escolhia a gráfica.

 

Por Fábio Takahashi | São Paulo

(Fonte: Folhaonline)

 

Related posts
Notícias

Concursos DF: FCC proibida de fazer provas por dispensa de licitação

A banca Fundação Carlos Chagas (FCC), uma das maiores organizadoras do país, está proibida de…
Read more
Notícias

Bayeux tem 90 dias para fazer nova licitação de coleta do lixo

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba determinou, nessa quinta-feira A 1ª Câmara do…
Read more
Notícias

No Egito, Gasc compra 175 mil toneladas de trigo russo em licitação

Londres, 27 – A agência estatal de grãos do Egito, conhecida como Gasc, comprou 175 mil…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *