Notícias

Governo Federal suspende licitação de 6,9 mil ônibus para o Caminho da Escola

Entrega de propostas estava marcada para ocorrer nesta quinta (07)

 

A Diretoria de Administração do Ministério da Educação publicou nesta quarta-feira, 06 de janeiro de 2021 , aviso de suspensão da concorrência para o fornecimento de 6,9 mil ônibus para o Programa Caminho da Escola.

A apresentação das propostas estava marcada para ocorrer nesta quinta-feira, 07 de janeiro de 2021, por meio de pregão eletrônico.

A suspensão é por tempo indeterminado e, no Diário Oficial, o Governo Federal não especifica o motivo de a concorrência ter sido desmarcada.

Na última semana, fabricantes de chassis e carrocerias entraram com diversas impugnações contra o edital. A principal contestação foi em relação aos valores que, no entendimento das empresas, estão defasados, ainda mais tendo em vista que o fornecimento destes lotes será finalizado em meados de 2022, mas pelos valores atuais.

Uma nova data com eventuais alterações no edital ainda será marcada.

O objeto da licitação é “a escolha da proposta mais vantajosa para futura e eventual aquisição por meio de Registro de Preços de veículos de transporte escolar diário de estudantes, denominado de Ônibus Rural Escolar (ORE) e Ônibus Urbano Escolar Acessível (ONUREA), em atendimento às entidades educacionais das redes públicas de ensino nos Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas”

Isso significa que não serão necessariamente vendidos os 6,9 mil ônibus, mas que, ao oferecerem os melhores preços e condições técnicas, montadoras e encarroçadoras vencedoras da licitação ficam aptas a entregar estes veículos no ciclo de tempo previsto em cada licitação.

O “Caminho da Escola” tem sido a “salvação” para fabricantes de ônibus e cadeia produtiva, principalmente em anos de crise e, dependendo da conjuntura econômica, pode representar até 1/3 da produção para o mercado interno.

Fonte: Diário do Transporte

 

Related posts
Notícias

Edital do leilão do 5G entra na mira de técnicos do TCU

O governo tenta convencer o Tribunal de Contas da União (TCU) de que as contrapartidas exigidas das…
Read more
Notícias

Empresas registram preços em pregão para fornecimento de materiais escolares ao Município e valores somam R$ 625.275,20

Na manhã desta sexta-feira, a Prefeitrua Municipal de Cascavel divulgou alguns extratos das atas de…
Read more
Notícias

Visando contratar empresa de controle das análises do Laboratório Municipal, Prefeitura abre pregão e pode pagar cerca de R$ 11,3 mil

Na manhã desta sexta-feira, a Prefeitura Municipal de Cascavel publicou um aviso de abertura de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *