O Ministério dos Transportes anunciou a contratação emergencial de uma empresa para reconstruir a ponte Juscelino Kubitschek, que desabou no último dia 22 na BR-226, entre Maranhão e Tocantins. O contrato, sem licitação, foi publicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Diário Oficial da União (DOU) na terça (31).
A obra foi orçada em R$ 171 milhões e inclui a demolição da estrutura antiga, novas fundações, acostamento, passeio, ciclovia e ampliação de sete metros na largura da ponte. O valor contempla também a melhoria dos acessos das cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), de acordo com o DNIT.
Segundo o DOU, o Consórcio Penedo-Neópolis – formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteleste Construções – será responsável pelas obras, com previsão de conclusão em dezembro. A ponte é apontada como fundamental para o transporte de mercadorias e o escoamento de produção entre os estados, além de ser um elo importante no corredor rodoviário Belém-Brasília.
(Fonte: Gazeta do Povo)