Categories: Notícias

Governador Wanderlei Barbosa determina realização de nova licitação para alimentação em hospitais, após larvas serem encontradas em alimentos de paciente

SES vai realizar uma licitação de ampla concorrência, visando atrair empresas de todo o Brasil, “com larga experiência e lastro financeiro para a prestação do serviço”.

O Governador Wanderlei Barbosa determinou neste sábado, 29, a realização de uma nova licitação para o fornecimento de alimentação para os hospitais públicos do Tocantins por parte da Secretaria Estadual da Saúde – SES / TO.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Afonso Piva, as empresas responsáveis pelo fornecimento já foram notificadas diversas vezes sobre a qualidade do serviço, mas pouca coisa mudou. “O Governador Wanderlei Barbosa, sensível à questão das pessoas que estão hospitalizadas, bem como acompanhantes e servidores públicos, determinou a realização de uma nova licitação o mais rápido possível para resolver o problema relativo à qualidade da alimentação nas unidades de saúde estaduais”, revelou Piva.

O secretário disse ainda que o processo licitatório deve levar alguns meses para ser concluído e que até lá vai se reunir com as empresas responsáveis para, junto com os órgãos de fiscalização, forçá-las a melhorar a qualidade do serviço. “A SES não está indiferente ao sofrimento das pessoas e com a determinação do Governador Wanderlei vamos prestar um serviço melhor à nossa população, em prol de um serviço humanizado para aqueles que, na maioria das vezes, estão no momento mais delicado de suas vidas”, afirmou Piva.

O secretário disse ainda que a SES vai realizar uma licitação de ampla concorrência, visando atrair empresas de todo o Brasil, “com larga experiência e lastro financeiro para a prestação do serviço”.

Entenda o caso

Mais de 130 larvas de mosca foram retiradas da boca de um paciente, de 64 anos, internado no Hospital Regional de Gurupi. O produtor rural José Nonato deu entrada na unidade com um quadro de politraumatismo facial, após sofrer um acidente de moto. O relato é do filho, Vando Pinto Costa, indignado com a situação.

Segundo ele, o pai, apresentou grande inchaço na região da língua após a internação e ficou cerca de oito dias sem comer. A reclamação é que, durante esse período, faltou higienização interna nos ferimentos da boca e da língua, além de exames para identificar as causas do inchaço e cuidados para com o paciente. O caso foi denunciado no Ministério Público Estadual.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que vai abrir uma sindicância investigativa, para apurar os cuidados dispensados ao paciente e tomará as providências cabíveis. (Veja a íntegra no fim da reportagem).

No dia 18 de outubro, José Nonato sofreu um acidente de moto em uma estrada rural, no município de Aliança do Tocantins. Foi socorrido e encaminhado para a unidade em Gurupi.

“Quando meu pai chegou ao hospital, primeiramente ficou no corredor. Eu solicitei a limpeza na boca e na face dele. Eles fizeram e, no outro dia percebi que a boca estava desinchada e a língua tinha coloração normal. Na noite do dia seguinte, achei estranho, a língua não cabia dentro da boca, estava inchada demais”, relatou.

A família se preocupou com o estado de saúde do seu José. Solicitou, por várias vezes, que o inchaço fosse investigado, através de exames. No entanto, segundo Vando, não foi realizada tomografia, nem radiografia maxilar.

“Mal passava o ar entre o céu da boca e a língua dele. Eu não sou profissional de saúde, mas eu vendo aquilo, percebi que não era normal. Eles não pediram tomografia da região da boca, não fizeram exame. Durante oito dias, meu pai ficou sem comer. Eles também tentaram intubá-lo, mas o tubo não passou pela garganta”.

Conforme os relatos do filho, oito dias depois, um médico especialista analisou o paciente e descobriu as causas do inchaço. Na terça-feira (25) foi feita uma cirurgia para a retirada de 132 larvas.

(Fonte: Agencia Tocantins)

Portal de Licitações