Categories: Notícias

Genro dos reis da Espanha é afastado de eventos oficiais

Marido da infanta Cristina, Iñaki Urdangarin é investigado por suspeita de corrupção

Os meses de escândalo envolvendo um genro do rei Juan Carlos e da rainha Sofia levou a Casa Real espanhola a anunciar nesta segunda-feira o afastamento de Iñaki Urdangarin das cerimônias oficiais da realeza. Segundo o chefe de gabinete do Palácio, Rafael Spottorno, a decisão foi tomada em conjunto pela Casa Real e por Urdangarin, marido da infanta Cristina e duque de Palma.

A Casa Real também tonará públicas as suas contas, medida que vinha sendo cobrada por alguns partidos políticos. Spottorno admitiu que o comportamento do genro dos reis “não parece exemplar”, mas afirmou que o Palácio não pode ir além.

Urdangarin divulgou no sábado um comunicado dizendo lamentar os danos causados pelo chamado “caso Palma Arena”, escândalo de desvio de verbas públicas em que está envolvido. Urdangarin negou, entretanto, ter cometido qualquer erro. Ele, a infanta e seus quatro filhos vivem em Washington, onde o duque de Palma trabalha para a Telefónica.

Ele é investigado por contratos sem licitação firmados com governos regionais pelo Instituto Nóos, no valor de 4 milhões de euros, entre 2004 e 2006, quando presidia a organização. Um rombo de quase 1 milhão de euros também foi detectado nas contas da instituição, que teoricamente não tem fins lucrativos. Promotores encontraram indícios de que o grupo operava em paraísos fiscais no Caribe.

Page: 1 2

Portal de Licitações