Categories: Notícias

Fifa: custo do Mundial vai explodir

Entidade critica atrasos e dirigentes dizem que País tem de gastar o que for preciso para garantir o sucesso do espetáculo

Os atrasos na Copa de 2014 vão fazer a conta final do Mundial ser bem superior ao que todos imaginavam há cinco anos. A constatação foi feita pelos próprios dirigentes da Fifa, que ontem colocaram pressão total sobre o País por conta das dificuldades na organização e deixaram claro: o Brasil não deve economizar dinheiro para garantir que tudo esteja preparado.

Os custos atuais da Copa são conflitantes. Relatório recente do TCU (Tribunal de Contas da União) aponta valor pouco superior a R$ 25 bilhões, com base em dados da Matriz de Responsabilidade. Mas o próprio órgão reclamou da desatualização dos dados e deu 60 dias de prazo ao Ministério do Esporte para atualizar as informações da Matriz.

Na avaliação dos membros da Fifa, os atrasos farão o preço final do Mundial explodir. Alguns chegam a falar em altas de até 30%. Esses cartolas acreditam que, para tirar o atraso, empreiteiras vão exigir mais dinheiro e processos de licitação não cumprirão todas as regras. As greves e protestos feitos por sindicatos também acabarão sendo superadas com altas de salários, que serão repassados pelas empresas aos organizadores do Mundial.

Essa é, para muitos, a herança deixada pela gestão de Ricardo Teixeira no comando do Comitê Organizador Local e que foi escancarada ontem na primeira reunião da Fifa com o novo presidente do COL, e também da CBF, José Maria Marin, em Zurique. O encontro marcaria a nova era na relação entre a entidade e o País e das pazes acertadas entre o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e a presidente Dilma Rousseff. Mas serviu para explicitar o caos deixado por Teixeira.

Page: 1 2

Portal de Licitações