Categories: Notícias

Fifa: custo do Mundial vai explodir

Para pressionar o Brasil, a Fifa inovou e convocou toda a sua cúpula para a reunião. Assim, não apenas técnicos, mas também os dirigentes tiveram a chance de questionar o que está sendo feito e exigir respostas. Como o Estado antecipou, a Fifa vai se aproveitar da troca de comando na CBF e da crise para justificar uma intervenção no Mundial.

“No intuito de sublinhar a importância do Mundial para a entidade máxima do futebol, o Comitê Executivo da Fifa agora fará parte, pela primeira vez, do fórum deliberativo que é responsável por monitorar e organizar cada edição do principal torneio da Fifa”, explicou a entidade.

Blatter deixou claro que vai continuar cobrando do governo, mesmo que em um tom mais diplomático que o secretário-geral, Jérôme Valcke. “Depois da reconfirmação recebida da presidente Dilma Rousseff e do governo brasileiro quanto ao cumprimento de todas as garantias, estamos confiantes que, apesar das muitas tarefas que todos nós ainda temos pela frente, o Brasil organizará uma Copa do Mundo da Fifa excepcional em 2014.’

A situação no Brasil foi relatada por Ricardo Trade, diretor executivo de operações do COL. Membros do Comitê Executivo indicaram que Trade foi “cândido” em relação aos problemas, mas ouviu diversas queixas. Segundo fontes presentes à reunião, um dos mais enfáticos foi o americano Chuck Blazer, para quem haveria motivos de sobra para todos estarem “muito preocupados” com a preparação do País.

Valcke fortalecido. Vetado pelo governo brasileiro, Valcke continua a ser peça-chave na organização da Copa. Ontem, foi ele quem pilotou a reunião da Fifa, criticou abertamente a organização e apontou os problemas. “Valcke compareceu à reunião como a pessoa encarregada da organização da Copa do Mundo”, disse a entidade em comunicado.

Marco Polo Del Nero, o novo representante do Brasil na Fifa, confirmou que não existe qualquer chance de o francês ser afastado da direção do Mundial. “Ele é o homem da Fifa na Copa.”

Por: JAMIL CHADE / ZURIQUE , ENVIADO ESPECIAL
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Page: 1 2

Portal de Licitações