Notícias

Fechado desde março, Aterro Sanitário Municipal passa por intervenções para voltar a funcionar

O Aterro Sanitário Municipal está perto de voltar a funcionar. Foi o que informou o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur).

Em contato com a autarquia, o departamento de jornalismo da Rádio Muriaé foi informado que esta semana está sendo realizada a construção de seis poços perfurados no solo maciço do aterro. Estão sendo utilizados maquinários de grande porte e nos próximos dias, a autarquia informou que bombas elétricas serão instaladas em cada poço para retirada de chorume. Essas estruturas contam com drenos para o biogás gerado durante o processo de decomposição dos resíduos orgânicos.

O Aterro Sanitário teve suas atividades suspensas em março deste ano, a partir do momento em que foram detectados riscos no solo maciço. Como medida de segurança os trabalhos foram interrompidos.

A empresa responsável pelas intervenções é a Geotech – Geotecnia Ambiental e Projetos. Inicialmente, a empresa prestou serviços iniciados no fim de maio, depois de uma primeira licitação para instalação de equipamentos de medição de volume de chorume e biogás, e a realização de estudo geotécnico, visando apurar as causas do problema e apontar soluções.

Desde a suspensão das atividades no Aterro Sanitário Municipal de Muriaé, os resíduos gerados na cidade estão sendo levados para destinação final no Aterro Sanitário União, situado no município de Recreio. O volume médio diário coletado pelo Demsur é de cerca de 70 toneladas de lixo.

Durante esse período, já foram gastos R$ 2,2 milhões, mais os custos de transporte e os serviços já prestados pelas empresas contratadas.

Já os valores do atual contrato com a empresa Geotech – que inclui elaboração de projetos e execução de obras de recuperação, e operação do aterro por seis meses após as intervenções – somados a custos com insumos até o final deste período de operação são estimados em cerca de R$ 1 milhão.

Fonte: Rádio Muriae

Related posts
Notícias

Evento para agentes públicos que atuam em licitações acontece nos dias 6 e 7 de junho

2º Ciclo Idasp de Capacitação na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos visa…
Read more
Notícias

DAEE publica licitação para retomar obras das barragens de Pedreira e Amparo

Obras das barragens em Pedreira e Amparo foram paralisadas em julho do ano passado e devem ser…
Read more
Notícias

Prefeitura de Xaxim realiza pregão para aquisição de equipamentos agrícolas

Setor de licitações da prefeitura de Xaxim anuncia abertura de processo de pregão A Prefeitura…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *