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Expresso Tiradentes pode trazer “riscos futuros” aos usuários, diz SPTrans em alteração de edital de licitação para estudos de reforma

Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila, pode trazer riscos futuros para os passageiros.

A informação está numa alteração feita pela SPTrans (São Paulo Transporte) no edital para a contratação de serviços especializados de engenharia para desenvolvimento e elaboração de estudos, laudos e projeto executivo para recuperação das estruturas, contenções, fundações e do pavimento do corredor de ônibus.

É o primeiro passo para a reforma do sistema inaugurado em 08 de março de 2007, após 12 anos de atrasos e promessas. O Expresso Tiradentes foi apresentado como Fura-Fila em 1995 e neste ano de 2022 completou 15 anos.

O Diário do Transporte mostrou que no dia 16 de junho de 2022 a SPTrans publicou o edital que destacava que estes riscos eram atuais.

Depois de divulgação pela mídia, o teor foi “amenizado”.

De acordo com a nova publicação nesta terça-feira, 21 de junho de 2022, apenas o trecho sobre o tempo do risco foi mudado.

Estão mantidos outros pontos como o “agravamento das condições do pavimento do entrono, muros e contenções, demais componentes estruturais presentes no corredor, requer que ações sejam tomadas para evitar-se acidentes, visto que o local é de grande circulação de ônibus”.

Também não foi modificada a parte que diz que a situação de estruturas e galerias é desconhecida.

“pela Av. do Estado, nas proximidades da margem esquerda do Rio Tamanduateí estão situadas várias redes de drenagem e de diversas Concessionárias, dentre as principais, um emissário de esgotos da Sabesp e uma linha de alta tensão de 88 KVA da Eletropaulo, das quais se desconhece as profundidades e situação de integridade das respectivas estruturas. Desta forma há necessidade de contratação de empresa para averiguar os problemas acima citados para executar novos levantamentos e estudos do local, com análise dos dados e emissão de relatório técnico com diretrizes para solução definitiva do problema”.

A data de entrega de propostas foi mantida para 23 de agosto de 2022.

O eixo sudeste do Expresso Tiradentes é um dos principais viários voltados ao sistema de transporte público que liga o centro da cidade de São Paulo ao Terminal Sacomã na zona sul da capital, com extensão aproximada de 9,7 km, velocidade média de 47,6 km/h e transporta em média 93 mil passageiros nos dias úteis.

HISTÓRICO:

Muitos ainda o chamam de “Fura Fila”. Isso porque o Expresso Tiradentes, até o momento o único BRT (Bus Rapid Transit) de fato da cidade de São Paulo, nasceu após a frustração do projeto Fura Fila apresentado em 1995, pelo então prefeito Paulo Maluf.

O Fura-Fila deveria ligar a região central e a Vila Prudente até Cidade Tiradentes, um dos extremos da Zona Leste de São Paulo.

O sistema foi inaugurado em 08 de março de 2007.

Ao todo, o sistema conta com:

Seis linhas: 5105-10 (Term. Sacomã – Term. Mercado), 5109-10 (Term. Vl. Prudente – Term. Mercado), 5110-10 (Term. São Mateus – Term. Mercado), 5110-21 (São Mateus – Term. Mercado), 5110-22 (Fazenda da Juta – Term. Mercado) e 5110-23 ( Jd. Planalto – Term. Mercado).

Seis estações: Pedro II, Ana Neri, Alberto Lion, Clube Atlético Ypiranga, Nossa Senhora Aparecida e Rua do Grito

Três terminais: Mercado, Sacomã e Vila Prudente (desativado temporariamente)

Uma parada: Dianópolis

A demanda das únicas duas linhas que trafegam exclusivamente pelo Expresso Tiradentes (5105-10 Term. Sacomã – Term. Mercado e 5109-10 Term. Vl. Prudente – Term. Mercado) é de, em média, aproximadamente 80 mil passageiros por dia.

O projeto se tratava de um verdadeiro VLP -Veículo leve sobre Pneus e contaria com trólebus biarticulados com guias laterais, o que auxiliaria a condução e deixaria o sistema mais rápido.

No entanto, a obra foi alvo de diversos escândalos.

As intervenções começaram em 1998. A promessa do novo sistema de transporte garantiu a eleição do candidato de Paulo Maluf, Celso Pitta, para a prefeitura de São Paulo.

(Fonte: Diario do Transporte)

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