
O novo edital consta a contratação de duas novas empresas para operar no setor da coleta e transporte do lixo na capital.
O presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Vicente Moreira, afirmou que a definição dos preços do edital se tornou o principal motivo para a demora no início do processo de licitação regular da limpeza pública de Teresina.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) suspendeu em definitivo, no dia 25 de setembro, a licitação da Prefeitura para contratação de uma nova empresa responsável pela coleta e transporte de resíduos sólidos na capital. O processo havia sido iniciado ainda na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD). Um novo edital está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2025.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, nesta sexta-feira (10), Vicente Moreira informou que o documento está em fase final de elaboração e prevê a contratação de duas empresas para atuar no setor. Atualmente, o serviço funciona em regime emergencial.
“A gente está tendo dificuldades. Hoje, com a nova lei de licitações, há um rigor bem grande com relação aos preços unitários na hora da confecção do edital. Estamos trabalhando em cima disso. Faltam poucos preços para que a gente possa lançar o edital”, explicou.
Após a conclusão e o lançamento do edital, a Eturb pretende apresentar a proposta ao Tribunal de Contas antes da publicação oficial. Segundo Vicente Moreira, a medida busca garantir maior transparência ao processo.
“Antes, há uma série de formalidades, como a audiência pública. Não é obrigatório, mas, por transparência, nós vamos realizar. Já prometi apresentar o edital ao Tribunal de Contas, independentemente de ser uma exigência legal, como uma forma de reverência aos técnicos do órgão”, afirmou.
(Fonte: Portal Clube News)

