Notícias

Estudo técnico da Fipe vai nortear licitação do novo contrato do lixo em Cascavel

Após contato com quatro empresas diferentes para solicitação de orçamentos para um amplo estudo que irá balizar a licitação do novo contrato do lixo em Cascavel, o Município optou em assinar contrato com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que tem expertise em grandes estudos técnicos prestados para estados e municípios. A Fundação, sem fins lucrativos, é ligada à USP (Universidade de São Paulo).

Antes de optar pelo contrato, o Município fez contato, também, com as consultorias Master Ambiental, Envex Engenharia e Consultoria Squadra. Dessas, apenas a Fipe e Envex Engenharia responderam ao pedido de orçamento.

A Prefeitura destaca que além do valor orçamentário, é preciso considerar outros aspectos técnicos e legais para o procedimento de contratação. Foi levado em consideração o conhecimento técnico de excelência da Fipe. O Município entendeu que o valor do contrato a ser elaborado está compatível com o mercado, considerando não apenas os orçamentos apresentados, mas também serviços de modelagem técnica semelhantes realizados em inúmeras cidades pelo País.

Comissão

No dia 6 de março do ano passado foi publicado o Decreto Nº 15.274, que instituiu a Comissão de Estudo e Elaboração de Modelo de Seleção para Projetos do Novo Sistema de Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Resíduos. Com isso, foi criado um órgão colegiado vinculado à Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A comissão realizou uma série reuniões, com objetivo de escolher o melhor sistema de gestão para os resíduos sólidos da cidade, mas devido a limitações técnicas e temporais chegou-se a conclusão de que havia dificuldade para se aprofundar ao tema e alcançar os resultados esperados, apontando assim a necessidade de contratação de uma empresa especializada.

Benefícios

A contratação direta traz celeridade no desenvolvimento dos estudos. Outra questão levada em conta na escolha da Fipe é a sua expertise anteriormente adquirida em com reconhecimento nacional, amparado na base institucional da USP.

Histórico

A Fipe que é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Possui, hoje, destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, trazendo a notória especialização do contratado, serviço técnico especializado e a natureza singular dos estudos reverberando nacionalmente e, de maneira positiva, o Município de Cascavel.

Etapas

O trabalho será realizado em duas etapas iniciando com o diagnóstico do sistema atual e proposta de modelo institucional para licitação. Na segunda etapa a Fipe prestará apoio na estruturação da concessão dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Fonte: CGN

Related posts
Notícias

Com investimento de R$ 3,4 milhões, Recife lança licitação para construir Arrecifes da Cidadania

Equipamento será instalado na Comunidade do Bem, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, com…
Read more
Notícias

Em breve deve ser aberta licitação para concessão dos quiosques no Parque dos Pioneiros

Lance inicial previsto é de R$ 400,00 mensais. Vence quem oferecer o maior valor fixo mensal. Com o…
Read more
Notícias

Licitação para requalificação do Teatro Vila Velha será lançada nos próximos dias, diz Bruno Reis

Um dos teatros mais tradicionais de Salvador vai completar 60 anos em atividade, em 31 de julho, e…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *