Categories: Notícias

Espanha realiza em 2015 maior investimento em ferrovia de toda a legislatura

Segundo explicou, o OE contempla investimentos mediante o método alemão para a licitação de parte das infraestruturas

 

A ministra do Fomento espanhol disse hoje que o Governo espanhol vai realizar em 2015 o maior volume de investimento em ferrovia de toda a legislatura, que começou em 2011, com um reforço da obra pública em geral.

 

Ana Pastor, que falava num encontro informativo em Madrid, explicou que os investimentos do seu Ministério no próximo ano crescerão de forma “substancial”, especialmente em transportes ferroviários e rodoviários.

 

O Orçamento do Estado (OE) para 2015, explicou, será o primeiro em três anos que não inclui obrigações de anos anteriores e em que todos os fundos serão destinados ao investimento.

 

Segundo explicou, o OE contempla investimentos mediante o método alemão para a licitação de parte das infraestruturas e uma parte muito importante do orçamento será destinado à rede ferroviária e estadas.

 

O “método alemão” tem sido um dos modelos mais usados nos últimos anos para financiar projetos de infraestruturas em vários países europeus.

 

Concebido inicialmente na Alemanha, para contornar os requisitos de redução de défice público, o “método alemão” prevê que o adjudicatário do contrato adiante a construção e todos os gastos pertinentes à obra, recebendo depois o preço acordado quando entregar a infraestrutura.

 

Até final da legislatura (em 2015), o Governo vai licitar mais de mil milhões de euros mediante o método alemão, explicou, estando a ser desenvolvido um convénio para obra nova no valor de 272 milhões de euros.

Haverá ainda a licitação de 25 contratos de manutenção integral, 34 ações em 344 quilómetros de estradas e mais de 2.200 milhões de euros de investimento. Recorde-se que, nos primeiros oito meses deste ano, o Governo espanhol licitou já obras no valor de 3.300 milhões de euros, mais 96% que no ano passado.

 

(Fonte: Jornal da Mamadeira)

Portal de Licitações