Categories: Notícias

Empresários brigam durante licitação da merenda em Itabaiana e um é preso

O empresário Célio França Cruz, autor das recentes denúncias de um esquema de fraudes em licitações da merenda escolar no interior do estado, foi preso ontem à tarde no centro de Itabaiana (Agreste), após uma confusão ocorrida na sede da Secretaria Municipal de Administração. Segundo informações confirmadas, ele se envolveu em uma briga com outro empresário, durante o pregão de uma licitação pública realizada pelo Município. Os envolvidos trocaram socos e quebraram vários móveis da sala de licitações da repartição, levando ao cancelamento da sessão.

Ainda segundo a polícia, França desacatou os soldados da Polícia Militar que foram chamados ao local, dizendo a eles que não iria ser preso e que contava com a suposta ajuda de um juiz para libertá-lo. Levado à Delegacia Regional de Itabaiana, o empresário também discutiu rispidamente com a delegada Lauana Guedes, repetindo que não seria preso e repetindo que não seria preso “por ninguém”. Lauana decidiu autuar Célio pelos crimes de desacato à autoridade, perturbação de licitação pública e dano ao patrimônio público.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o empresário foi isolado em uma cela da carceragem da delegacia de Itabaiana, por ter curso superior. Dois advogados e a esposa dele estiveram no local ontem à noite e tentaram visitá-lo, mas apenas os advogados puderam conversar com Célio. Eles devem ingressar hoje com um pedido de habeas-corpus na própria Comarca de Itabaiana, na tentativa de libertá-lo. Os outros inscritos na licitação e os funcionários da Prefeitura também foram levados para dar depoimento na delegacia.

A sessão de ontem foi para a abertura das propostas das empresas inscritas em uma licitação para o fornecimento da merenda escolar para a rede municipal de ensino de Itabaiana. O pregoeiro da licitação, Michael Douglas, relatou que o clima já estava tenso entre os concorrentes, que já tinham se desentendido em sessões anteriores. No entanto, a briga de ontem começou no final da audiência, quando Célio teria dito que os empresários concorrentes seriam ladrões e desonestos. Um dos participantes, de prenome João, se irritou e começou a discutir com França, iniciando uma troca de acusações, ofensas e palavrões.

Douglas confirmou que os dois empresários partiram para o confronto físico e Célio arremessou objetos contra o oponente, danificando cadeiras, divisórias e outros objetos. “Foi um tumulto muito grande e a Administração achou por bem chamar a polícia. A agressão ficou entre os dois, mas o Município ficou com o prejuízo das mesas, cadeiras e objetos que foram quebrados. Como aconteceu esse problema, eu decidi encerrar a sessão e continuar o processo de licitação em outra data. Vamos marcá-la ainda para tentar terminar esses lances e concluir essa licitação importante, que vai escolher o fornecedor da merenda escolar em Itabaiana”, disse o pregoeiro, em entrevista à TV Atalaia.

Os policiais que atenderam a ocorrência relataram que Célio França estava “descontrolado” e, mesmo detido, continuou disparando xingamentos contra os policiais, os participantes da licitação e integrantes da Prefeitura de Itabaiana. Algumas funcionárias da repartição ficaram muito nervosas com o tumulto e precisaram ser amparadas pelos colegas.

Denúncias – França ficou conhecido por acusar outros empresários e funcionários públicos de prefeituras do interior de formarem um esquema de fraudes, favorecimento ilegal e superfaturamento das licitações para fornecimento de merenda escolar. As denúncias basearam a reportagem “Os Senhores da Fome”, produzida e divulgada em maio de 2015 pela rede SBT, que causou a renúncia da então prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, principal alvo das denúncias. O caso ainda é investigado pelo Ministério Público.

Ontem, ao ser ouvida pela TV Atalaia na saída da delegacia, a mulher de Célio afirmou que o incidente de ontem foi uma “represália” às denúncias que o marido vem fazendo contra as irregularidades nas licitações. “Desde que ele denunciou os ‘senhores da fome’, meu esposo vem sendo perseguido. Foi agredido em Capela, foi detido aqui em Itabaiana… O grupo dos ‘senhores da fome’ se juntou pra tentar sepultar meu esposo”, disse ela.

(Fonte: Jornal do Dia)

Portal de Licitações