Notícias

Embraer pede aos EUA prazo para produzir

Empresa diz que participa de leilão da Força Aérea se data para entrega de aeronaves, marcada para daqui a um ano, for adiada

A Embraer deixou claro ontem que somente participará de uma nova licitação da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) para a compra de aviões de combate leve se os requisitos forem os mesmos da concorrência cancelada no final de fevereiro. A única mudança exigida pela companhia brasileira é a prorrogação do prazo de entrega das primeiras aeronaves, antes definida para 23 de abril de 2013. Conforme anunciou no final de março, a USAF deve lançar o novo edital nas próximas semanas.

Ao contrário do que informou à imprensa, a presidente Dilma Rousseff cobrou duas vezes do presidente dos EUA, Barack Obama, anteontem, a preservação da escolha inicial da USAF. “Os EUA sempre falaram em respeito aos contratos. Como é que, agora, não respeitam um deles?”, questionou Dilma na sua conversa com Obama, na Casa Branca, e quando ambos se apresentaram diante dos comandantes de empresas dos dois países.

Ontem, o presidente da Embraer, Frederico Curado, insistiu a jornalistas brasileiros e estrangeiros não ser essa venda crucial por seu valor – um total de US$ 350 milhões para o primeiro lote de 20 aviões, a ser entregue pelos EUA à futura Força Aérea do Afeganistão.

A importância do contrato estaria no seu objetivo estratégico. A operação com o Departamento de Defesa, explicou ele, vale como um “selo de qualidade” para os Super Tucanos. Ela estimularia a empresa a avançar em nichos do mercado de aviação militar e daria impulso a projetos específicos, como a montagem cargueiro KC 390.

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para obras de drenagem em rua do Bairro Concórdia

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação (SMOBI 96.040/2024 CC) para obras de…
Read more
Notícias

Garopaba lança licitação para Centro de Inovação e Eventos

Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura anunciou a abertura do processo licitatório Garopaba…
Read more
Notícias

Assinada licitação para reconstrução de unidade de saúde em Nova Brasília, Ilha do Mel

Serão mais cerca de três milhões de investimento do Município O prefeito Marcelo Roque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *