Categories: Notícias

Embraer forma parceria com a AEL

Aguiar, presidente da Embraer Defesa, disse que todos os funcionários da nova empresa serão contratados no mercado

 

Disputar um mercado potencial de US$ 1 bilhão nos próximos 10 a 15 anos. Segundo o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, essa é a expectativa que a companhia deposita na sua mais nova empreitada, a aquisição de 25% da AEL Sistemas, com quem também formalizou a criação de uma nova empresa, a Harpia. A nova empresa terá suas atividades focadas nos mercados de veículos aéreos não-tripulados, simuladores e sistemas aviônicos.

O acordo com a AEL, subsidiária da empresa Elbit Systems , maior empresa privada fabricante de produtos de defesa de Israel, é uma evolução da parceria estratégia firmada pelas duas empresas durante a feira de defesa e segurança Laad, no Rio de Janeiro, em abril.

A Embraer terá participação majoritária na nova empresa, com 51% de participação e a AEL 49%. Para a presidência da Harpia, a Embraer nomeou o executivo Rodrigo Fanton, que anteriormente já exercia o cargo de gerente de suprimentos da companhia.

A nova empresa, segundo Aguiar, terá estrutura própria, e inicialmente ficará sediada em Brasília, mas à medida que surgirem contratos, haverá a necessidade de uma fábrica para abrigar as áreas de engenharia e produção. “A localização dessa nova empresa ainda não foi definida, mas algumas opções já estão sendo analisadas pelas duas empresas”, disse. Segundo ele, não está prevista a transferência de funcionários da Embraer e da AEL para Harpia, pois toda a mão de obra será contratada de fora dessas empresas.

A aquisição de 25% da AEL, segundo o diretor financeiro da Embraer Defesa e Segurança, André Gualda, também tem como objetivo facilitar o processo de transferência de tecnologia da Elbit-AEL nas áreas de interesse da joint-venture. “Com essa formatação também estaremos atendendo às diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END), que prioriza o desenvolvimento e a capacitação tecnológica de produtos de defesa nacionais “, disse.

Page: 1 2 3

Portal de Licitações