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Edital de licitação para construção de terceiras faixas na PR-323 é publicado pelo governo

Obra será realizada entre Doutor Camargo e Iporã, no noroeste do Paraná, e deve custar R$ 91,5 milhões. Envelopes com propostas deverão ser entregues no dia 14 de janeiro de 2021.

O governo estadual publicou edital de licitação para a construção de terceiras faixas em um trecho da PR-323 que fica entre Doutor Camargo e Iporã, no noroeste do Paraná.

O edital foi publicado na segunda-feira (14) e prevê gasto de R$ 91,5 milhões. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a obra faz parte do Programa de Revitalização da Segurança Viária.

Esse programa estabelece a implantação de terceira faixa para ultrapassagens, alargamento de faixa, recapeamento do asfalto, eliminação de degraus com desnível acima de cinco centímetros, reforço da sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança.

Os envelopes com as propostas devem ser entregues até 14 de janeiro de 2021, e a abertura está prevista para o dia seguinte, às 14h, no auditório do DER, em Curitiba.

Corredor estadual

A rodovia PR-323 é um dos principais elos de ligação entre as regiões noroeste, oeste e norte. Conforme o governo estadual, um trecho de 20,7 quilômetros da rodovia, entre Paiçandu e Doutor Camargo, está sendo duplicado.

Também serão licitadas obras de duplicação no trecho entre Umuarama e a PR-468, com custo de R$ 81 milhões, e de Doutor Camargo até perto da ponte sobre o Rio Ivaí, com valor de R$ 55 milhões.

Investigações no passado

O Ministério Público Federal (MPF) investigou um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a Parceria Público Privada (PPP) que foi criada para explorar e duplicar a PR-323, entre Maringá, no norte do Paraná, a Francisco Alves, no noroeste.

Em 2019, a força tarefa da Lava Jato, responsável pelas investigações, pediu a condenação de dez pessoas. Segundo a denúncia, uma construtora pagava propina a agentes públicos e privados no Paraná em contrapartida ao direcionamento do processo.

A estrada é considerada uma das mais perigosas do estado, e a obra nunca saiu do papel.

(Fonte: G1)

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