Categories: Notícias

Edital de licitação do trem-bala é adiado de novo

O governo federal adiou mais uma vez o lançamento do edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), o bilionário projeto de transporte que ligará as cidades de SP e RJ

 

O governo federal adiou mais uma vez o lançamento do edital de licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), o bilionário projeto de transporte que ligará as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Coube ao presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, anunciar ontem, ao final da audiência pública na comissão mista do Congresso que examina a medida provisória (MP 576) que cria a nova estatal, a mais recente prorrogação: o edital deve demorar mais 15 dias para ser publicado.

 

A justificativa apresentada por Figueiredo para o novo adiamento é a de que o Executivo recebeu cerca de 150 reivindicações de potenciais investidores de mudanças no edital. Algumas das sugestões, segundo ele, devem ser acatadas. A ideia inicial do governo era divulgar o edital hoje. “O fato de a gente estar disposto a acatar, implica em refazer parte do edital”, afirmou. “Teremos uma reunião amanhã (hoje) para definir isso.”

 

Figueiredo admitiu que pelo menos um ajuste deve ser feito para contemplar a participação de um grupo coreano, liderado pela Hyundai, na concorrência. A proposta original exigia pelo menos 10 anos de experiência para a entrada na disputa, mas o grupo asiático, segundo Figueiredo, tenha oito anos e meio. “A gente quer um ambiente competitivo e não teria sentido excluir um grupo dessa importância.”

 

Figueiredo disse que a nova prorrogação servirá para ajustar o contrato e passar pelo crivo do governo e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Page: 1 2

Portal de Licitações