Categories: Notícias

Dnit realiza segunda tentativa para construção de aldeia indígena da BR-386

A Comissão de Licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tenta nesta sexta-feira, dia 8, dar andamento para a construção de uma aldeia indígena às margens da BR-386

Aldeia indígena fica atualmente às margens da rodovia impedindo duplicação de cinco quilômetros

 

A Comissão de Licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tenta nesta sexta-feira, dia 8, dar andamento para a construção de uma aldeia indígena às margens da BR-386, em Estrela. A área onde a obra será realizada já foi adquirida e tem 6,7 hectares. Sem o começo das obras, a Fundação Nacional do Índio (Funai) não autoriza o começo da duplicação num trecho de quatro quilômetros da rodovia.

 

Em junho, o Dnit precisou cancelar a licitação. Apenas o consórcio de empresas Iccila – Planus apresentou proposta para construção de 29 moradias. Também estava prevista a construção de uma casa de fala (centro de reuniões para promover a cultura indígena), uma escola Kaigang e uma casa de artesanato.

 

O valor inicial proposto foi de R$ 10,68 milhões. Como ele estava acima do orçamento do Dnit, o consórcio apresentou uma redução, para R$ 9,85 milhões. Ainda assim, a proposta ficou acima do estipulado. Dessa forma, a licitação foi encerrada.

 

O Dnit atualizou os valores e espera receber novas propostas. Os valores não são conhecidos porque a disputa ocorre no modelo de Regime Diferenciado de Contratações, que prevê a divulgação do preço sugerido somente após a abertura das propostas dos interessados.

A empresa vencedora ficará responsável pela elaboração de projeto básico e executivo e execução das obras de construção da nova aldeia no município de Estrela. Ela terá dois anos para realizar os serviços.

 

(Fonte: CLick RBS)

Portal de Licitações