Categories: Notícias

Divisão nas SAADs Sul e Sudeste, volta da Central de Licitações


A reforma administrativa foi aprovada com 24 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção, números mais expressivos do que o esperado.

A reforma administrativa aprovada pela Câmara Municipal de Teresina (CMT) nesta terça-feira (02/05), faz com que a Prefeitura de Teresina tenha mudanças em sua forma de gerir a capital. As alterações foram propostas pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).

O Projeto de Lei prevê, além da divisão das Superintendências Administrativas Descentralizadas da capital, as SAAD’s, Sul e Sudeste, a criação de uma coordenadoria e duas coordenações e a criação de uma central de licitações para a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Eturb e Prodater.

SAADs
A partir de agora, as novas superintendências irão se chamar SAAD Sudeste II e SAAD Sul II. Mas o que isso realmente significa para a população?

O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas), principal opositor da divisão das SAADs na reforma administrativa e que, inclusive apresentou durante a sessão uma proposta de emenda supressiva para retirar a divisão do texto original, afirma que a mudança não trará nenhum benefício.

Para o líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira (Republicanos), a divisão vem de uma necessidade frente ao crescimento de Teresina.

As mudanças para a população podem não ter nenhuma alteração expressiva, a exemplo da divisão da antiga Superintendência Centro/Norte em SAAD Centro e SAAD Norte. No dia a dia, de fato, não se alterou.

Então para que elas acontecem? Política. A reforma administrativa trata-se muito de tentar reduzir a falta de articulação da prefeitura dentro da própria Casa, buscando trazer mais vereadores para o lado da gestão.

CENTRAL DE LICITAÇÕES
Outra mudança proposta, a criação de uma central de licitações para a FMS, Eturb e Prodater é um dos pontos mais bem vistos da reforma. De acordo com Antônio José Lira, essas centrais se adequam à nova lei federal de licitações e agora os recursos poderão ser acessados.

“Essa mudança faz com que o recurso que o município hoje dispõe, em torno de R$ 1 bilhão, possa ser aplicado. Todos os compromissos que nós plantamos durante dois anos, agora iremos colher”, declara.

O líder do prefeito afirmou ainda que o prefeito Dr. Pessoa determinou a ETURB trabalhe 24 horas por dia para ter celeridade na gestão e resolver a questão de novos asfaltos, buracos e tudo que foi prometido.

COORDENADORIAS
A criação de uma coordenadoria e duas coordenações nunca foi um tópico a ser debatido. Desde que o pedido da reforma começou a tramitar pela Casa, todos os vereadores aprovaram a criação da Coordenadoria de Bem-estar Animal, que será implementada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e foi proposta pela vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriotas) e da Coordenação de Gestão de Mercados e Boxes das Praças Públicas de Teresina, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), além da Coordenação Especial da Casa da Mulher Brasileira, que está sendo construída e que deve ser entregue em agosto de 2023.

(Fonte: Oito Meia)

Portal de Licitações