Notícias

Diogo Castilho cobra mais transparência e sugere licitações online e abertas à população

O vereador doutor Diogo Castilho (DEM) cobrou do Executivo mais transparência nos processos de licitações municipais, principalmente no que diz respeito a contratação de médicos e compra de insumos para a rede de saúde de Dourados.

Durante sua fala ontem (21) na 21ª Sessão Ordinária realizada de forma remota, Diogo sugeriu que as licitações sejam online e filmadas, para que a população tenha acesso amplo ao que é contratado, podendo acompanhar de forma mais acessível como funcionam os processos.

“Lanço aqui uma proposta para que as licitações sejam online e a abertura delas sejam filmadas. Que não sejam apenas com três, quatro pessoas acompanhando. Precisamos dar mais transparência ao sistema público. Precisamos colocar em evidência as falhas e que não deixemos também de elogiar as melhorias, claro. Hoje Dourados necessita de mudanças nos processos da saúde”.

O vereador cobrou ainda que seja esclarecido o andamento dos processos licitatórios em aberto da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) para a contratação de médicos.

A escassez de profissionais é um problema crônico na saúde do município, que prejudica o atendimento à população nos postos da atenção primária e também no atendimento de média e alta complexidade das unidades hospitalares.

“Como está a licitação senhor secretário de saúde, senhor presidente da Funsaud? Como está essa licitação de contratação de profissionais? Pois tenho notícias de que tivemos poucos interessados e que pagaria-se mais pelo plantão por uma licitação que já foi feita. Gostaria de esclarecimentos nesse sentido, porque os profissionais que ali estavam [na rede de saúde e pediram para sair], eles queriam única e exclusivamente o respeito de receber em dia. Então temos que saber porque agora nesse momento pagamos mais por um serviço que já tínhamos”, pontuou Diogo.

Vereador destaca fila zerada por leitos de UTI Covid

Ainda em sua fala durante a sessão online o vereador destacou a ‘vitória’ da rede de saúde municipal na questão da fila de espera por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes da Covid-19.

Conforme boletim epidemiológico da Prefeitura divulgado ontem (21), essa fila foi finalmente ‘zerada’ depois de um período de três meses consecutivos com 100% de taxa de ocupação diária.

“Com muita satisfação hoje temos uma vaga de UTI Covid. Foi um período difícil, muitos pacientes morreram, muitos necessitaram de vagas em outros Estados. Nesses 90 dias, tivemos o aumento das vagas de UTI de 38 para 63. Mais de 50% de aumento e mesmo assim tínhamos dificuldade em manter nossos pacientes tratados”, recordou o vereador sobre o cenário crítico da pandemia na cidade.

(Fonte: Jornal Agora MS)

Related posts
Notícias

AVISO DE PAUTA: governador assina autorização para licitação de obras no Aeroporto Regional da Serra Catarinense em Correia Pinto

O governador Jorginho Mello assina nesta sexta-feira, 19, às 14h, a autorização para licitação…
Read more
Notícias

Ala da Mulher do Hospital Municipal: foi homologada vencedora da terceira licitação

Empreiteira de Curitiba vai realizar a obra, anunciada em 2020, por R$ 13,2 milhões; ala do HM foi…
Read more
Notícias

Licitação para reformas na ginástica artística e taekwondo está aberta

Algumas obras aguardadas pela comunidade são-bentense estão a poucos passos de serem iniciadas.
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *