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Destaque: processos de licitação em andamento para 3 projetos ferroviários de passageiros mexicanos

As autoridades mexicanas pretendem conceder contratos para a construção de dois novos projetos ferroviários de passageiros em setembro, bem como a continuação das obras de um ramal ao norte da Cidade do México que já está em andamento.

As obras envolvem a construção de três novas linhas de metrô na capital do estado de Nuevo León, Monterrey, uma nova linha de metrô leve em Guadalajara, capital do estado de Jalisco, e a construção de duas pontes no estado do México, que fazem parte de um plano em andamento para ligar a rede ferroviária ao o mais novo aeroporto do país.

A BNamericas analisa os processos de licitação e como eles estão avançando.

Monterrei

A Secretaria da Mobilidade e Planejamento Urbano do estado de Nuevo León adiou a recepção de propostas para a construção das linhas de metrô de Monterrey n. 4, n. 5 e n. 6 de 19 de agosto a 9 de setembro, de acordo com o calendário atualizado de licitações do site de compras da Secretaria.

Também remarcou a adjudicação do contrato de fiscalização das obras de 15 de agosto para 24 de agosto. Embora as propostas para esse processo já tenham sido recebidas em 18 de agosto, as ofertas ainda não foram carregadas no site de compras.

No início do mês, o chefe da Secretaria de Estado, Hernán Villarreal Rodríguez, disse que o vencedor do projeto será anunciado em 23 de setembro. As obras devem começar no final desse mês, disse ele, acrescentando que as linhas estão com conclusão prevista para agosto de 2027.

Pelo contrato de construção, sete empresas demonstraram interesse até o momento. São eles a Mota-Engil México, La Peninsular Compañía Constructora, Constructora Moyeda, Alstom Transport México, Caabsa Infraestructura, ICA Infraestructura e BYD Autobuses.

Enquanto isso, representantes de uma dezena de empresas interessadas no contrato de fiscalização apareceram para uma visita ao canteiro de obras em 21 de julho.

Os projetos de metrô envolvem a adição de 41 km de novas linhas ao sistema metroviário Metrorrey para conectar o centro da cidade e os municípios de Santa Catarina e Mederos.

Guadalajara

Em Jalisco, o governo do estado lançou uma licitação em 16 de agosto para construir a linha n. 4 de 9,70 bilhões de pesos (US$ 485 milhões) do sistema ferroviário leve na capital Guadalajara, que conectará o centro de Guadalajara e o município de Tlajomulco de Zúñiga através uma linha de 21 km.

As propostas serão apresentadas no dia 21 de setembro e o vencedor será anunciado no dia 5 de outubro, segundo o site de compras, onde foram divulgados os detalhes técnicos e o calendário de licitações.

As obras levarão 22 meses e a linha deverá ser inaugurada em 2024, pouco antes de o presidente Andrés Manuel López Obrador e o governador do estado Enrique Alfaro Ramírez completarem seus respectivos mandatos.

A linha de metro ligeiro terá oito estações, criando uma ligação com a linha n. 1 e o corredor circular Mi Macro Periférico BRT, que a Secretaria das Infraestruturas e Obras Públicas de Jalisco (SIOP) concluiu no início deste ano.

Estado do México

Embora a construção do ramal ferroviário Lechería de 25 bilhões de pesos (US$ 1,22 bilhão) que levará ao Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA) já esteja em andamento, a Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes (SICT) lançou este mês dois concursos para construir um par de pontes rodoviárias ao longo da linha.

Uma delas é a ponte Prado Sur, para a qual a Secretaria receberá licitações em 31 de agosto, enquanto a segunda envolve a ponte de Canal de Castera, para a qual o recebimento de ofertas foi adiado de 19 de agosto para 24 de agosto.

A linha férrea Lechería será uma extensão de 23 km do sistema de trens suburbanos entre a estação Buenavista na Cidade do México e Cuautitlán no estado do México, indo para nordeste até AIFA, da estação Lechería, na cidade.

(Fonte: BNAmericas)

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