Categories: Notícias

Deputados federais reclamam da falta de investimentos do porto de Luiz Correia


Heráclito Fortes reclamou, especificamente, de não haver previsão de investimento para o Piauí.

Os deputados federais Héraclito Fortes (PSB-PI) e Silas Freire (PR-PI) criticaram, durante visita do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, à Câmara dos Deputados, a ausência de investimentos do Governo Federal para a construção do porto de Luiz Correia, no litoral do Piauí. As declarações aconteceram em meio a críticas de outros parlamentares sobre o não investimento em portos marítimos de seus estados.

Heráclito Fortes reclamou, especificamente, de não haver previsão de investimento para o Piauí nos projetos mencionados por Araújo em sua fala. “O Piauí é o único estado brasileiro que não possui porto marítimo. Esperei pelo menos um tostão para o Piauí”, disse. “O governo brasileiro mandou milhões de dólares para o porto de Mariel (Cuba) e nada para o Piauí. Qual a garantia que Cuba dá para o BNDES? Se é calote por calote, era muito mais lógico que o calote fosse dado por um estado pobre brasileiro”, continuou.

Araújo informou que existe uma tomada de contas especial sobre o porto de Luís Correia feita no passado, mas que a secretaria e o Estado do Piauí tentam resolver o problema. O ministro se disse disposto ainda a visitar o local. Já o deputado Covatti Filho (PP-RS) pediu investimentos na infraestrutura do porto do Rio Grande (RS). O porto, segundo o parlamentar, carece de logística para atender “os caminhoneiros que viajam para escoar a indústria brasileira”. Muitas vezes, disse, os caminhoneiros ficam dias na fila, em um porto onde faltam banheiros e as pistas de acesso são esburacadas.

O deputado Bebeto (PSB-BA), por sua vez, pediu investimentos em obras de dragagem no porto de Ilhéus (BA). E Wilson Filho (PTB-PB) defendeu a ampliação do porto de Cabedelo (PB). “É a fonte de economia não só para Cabedelo, mas para a toda a Paraíba”, afirmou o paraibano.

Na comissão geral, Araújo listou os investimentos previstos para os portos e disse aguardar uma resposta positiva do setor portuário. Uma nova etapa de concessões, lançada em junho pela presidente Dilma Rousseff, prevê investimentos privados de R$ 37,4 bilhões em portos – por meio de licitações, leilões etc.

Por: Robert Pedrosa – Jornal O Dia

Portal de Licitações