Notícias

Defesa da Nova Zelândia abre licitação para substituir os antigos Boeing 757-200 da Força Aérea

O Ministério da Defesa da Nova Zelândia está tomando medidas para modernizar sua frota aérea, ao liberar um pedido de propostas (RFP) com o objetivo de substituir dois envelhecidos e cada vez mais problemáticos Boeing B757-200, atualmente operados pela Real Força Aérea da Nova Zelândia (RNZAF).

De acordo com o CH-Aviation, a previsão é que os novos aviões, que podem ser do modelo Boeing 737 MAX 8 ou A321neo, estejam em operação até o final de 2027.

A chamada para propostas foi realizada no dia 19 de dezembro, convidando fornecedores qualificados a participar de um processo de licitação aberto para selecionar a nova aeronave. O governo busca adquirir aeronaves “disponíveis comercialmente e prontos para uso” entre os dois tipos predefinidos.

O pedido de licitação solicita informações sobre o tipo de plataforma aérea, cronograma de entrega, registro militar, caminhos para a aquisição e termos de depósito.

As empresas de leasing deverão fornecer opções de compra, embora o ministério tenha destacado que este edital se concentra apenas nas aeronaves e motores, deixando de lado serviços relacionados, como manutenção e suporte de serviço.

Os dois Boeing 757 da RNZAF, configurados para transporte de passageiros e com mais de 31 anos de operação, têm enfrentado críticas crescentes devido a uma série de quebras recentes.

Um episódio notável ocorreu quando um voo que transportava o Primeiro-Ministro Christopher Luxon e uma delegação de 30 empresários em missão comercial ao Japão precisou desviar para o Aeroporto Internacional de Brisbane devido a um problema mecânico em voo.

Um voo regular da Air New Zealand, que estava programado para voar de Auckland a Tóquio Narita, teve que desviar para resgatar a delegação.

A Ministra da Defesa da Nova Zelândia, Judith Collins, declarou na época que os problemas de manutenção dos Boeing 757 estavam se tornando “embaraçosos”. As aeronaves NZ7571 (msn 26633) e NZ7572 (msn 26634), ambas entregues inicialmente à Transavia Airlines em 1993, estão em serviço com a RNZAF desde 2003.

Luxon comentou sobre a situação: “Temos uma nova liderança militar e uma revisão das capacidades de defesa em andamento. A substituição do B757 será uma parte disso, e as Forças de Defesa estão trabalhando para isso, e continuarão a fazê-lo com rapidez.”

A data limite para o envio das propostas é 23 de janeiro de 2025, e a expectativa é que a ação leve a uma modernização significativa da frota aérea, melhorando a eficácia da RNZAF.

(Fonte: Aeroin)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Laguna irá licitar empresa para limpeza urbana do município

A licitação será para contratação de serviços que abrangem capina, roçada, varrição, entre…
Read more
Notícias

Estado lança licitação para retomar obra no Complexo Prisional de Araçoiaba

Após mais de uma década de paralisação, a unidade 2 do Complexo de Araçoiaba, situado na…
Read more
Notícias

Governo de Pernambuco publica licitação para a restauração da Estrada de Aldeia, em Camaragibe

Será feito um investimento de R$ 112,7 milhões O Governo de Pernambuco publicou, nesta sexta-feira…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *