Categories: Notícias

Contratação excessiva da Coderp pode gerar perda de qualidade no serviço

O professor diz que a licitação direta dos serviços poderia gerar uma economia maior à cidade.

A contratação excessiva da Coderp para prestar serviços à Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) pode representar uma perda na qualidade e eficiência dos serviços públicos, segundo especialistas.

 

Para a professora da Faculdade de Economia e Administração da USP Ribeirão Cláudia Souza Passador, a terceirização distancia a administração pública do cidadão e abre brechas para falhas na qualidade do serviço.

 

“Muitas vezes essas empresas são usadas para dar agilidade [às contratações]. Mas eu acredito que é a prefeitura que deveria ser mais eficiente”, diz.

 

O professor da FEA-USP Edgard Monforte Merlo diz que o nível de crescimento dos pagamentos à Coderp “preocupa” e que ele acredita haver espaço para a “desestatização” dos serviços da empresa.

 

Para Merlo, é uma tendência da gestão pública passar os serviços não essenciais à iniciativa privada. O professor diz que a licitação direta dos serviços poderia gerar uma economia maior à cidade.

 

Tanto Cláudia quanto Merlo afirmam, porém, que suas considerações se aplicam à gestão pública de forma geral, e que eles não têm conhecimento específico sobre a Coderp.

 

(Fonte: Folha SP)

Portal de Licitações